Após 95 anos, Mickey Mouse clássico vira domínio público a partir de 2024
A primeira aparição de Mickey foi no curta de animação de 1928, ‘Steamboat Willie’
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O icônico personagem da Walt Disney Company, Mickey Mouse finalmente entrará em domínio público em 1º de janeiro de 2024, mesmo após ferrenha campanha da empresa para mudar as leis.
Isso porque no passado, a Disney pressionou agressivamente para mudar as leis de direitos autorais em seu benefício e de outras corporações que detêm direitos autorais próximos de sua data de expiração.
Agora, no entanto, após 95 anos do lançamento do primeiro curta animado do personagem, a versão original do Mickey finalmente estará livre de direitos autorais.
A primeira aparição de Mickey foi no curta de animação de 1928, ‘Steamboat Willie’, que entrará em domínio público no final de 2023, 95 anos após seu lançamento original.
No curta, Mickey se parece mais ou menos como agora, exceto que ele usava um chapéu (já que estava conduzindo um barco a vapor) e tinha menos detalhes do que visto em imagens mais recentes.
Essa versão é que vai cair em domínio público, por enquanto. O curta em si, que pode ser exibido sem pagar direitos autorais. Entretanto, outros redesigns que vieram depois continuam protegidos por registros. Além disso, o nome “Mickey Mouse” continua na Disney porque é uma marca registrada.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Consumo de produtos ultraprocessados causa 6 mortes por hora no país
Um estudo da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) aponta que o Brasil gasta, por ano, pelo menos R$ 10,4 bilhões com as consequências do consumo de alimentos ultraprocessados para a saúde da população. São despesas diretas com tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS), custos por aposentadoria precoce e licença médica. Só em 2019, segundo a…
Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, endossou o posicionamento de entidades do setor produtivo e da indústria brasileira de carnes de sugerir o não fornecimento de carnes ao Carrefour também no Brasil, após a suspensão da compra de proteínas do Mercosul pelas unidades francesas do grupo. “Me surpreende a presidência local aqui no Brasil dizendo…
Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
Cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões
De armazenista a vigia, Funtrab oferta 843 vagas de emprego nesta sexta-feira
Entre os destaques estão 44 vagas para operador de caixa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.