Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Estudo de longo prazo descobre a ocorrência de araras anãs em Mato Grosso do Sul

Uma arara normal tem em torno de 1,2 metro de comprimento, enquanto as anãs têm 75 centímetros, explica bióloga sobre a confirmação de araras anãs em MS
João Ramos, Graziela Rezende -
araras anãs
Filhote normal e outra anã, ninho 220, Caiman, Pantanal - (Foto: Lucas Rocha)

Para chegar à confirmação da existência de araras anãs na fauna pantaneira, a bióloga pesquisadora Neiva Guedes e seus colaboradores monitoraram aproximadamente 400 aves filhotes ao longo das últimas três décadas.

De 1991 a 2021, o estudo foi conduzido por pesquisadores, especialmente no de , mas também abrangeu, em menor escala, o cerrado. Conforme o trabalho, o acompanhamento das araras começava desde que os ovos eram postos até o momento em que os filhotes deixavam o ninho.

araras anãs
Filhotes com 30 e 31 dias de idade, sendo o segundo anão, após o fogo na Caiman, Pantanal – (Foto: Kefany Ramalho)

E, após 30 anos da pesquisa, a equipe finalmente conseguiu confirmar a existência de araras-azuis anãs na região – estas que possuem dimensões reduzidas em relação às de tamanho considerado normal. De acordo com o estudo, a cauda das araras anãs, por exemplo, é 70% menor do que as convencionais.

Dimensões das araras anãs

Em entrevista ao Jornal Midiamax, Neiva Guedes, que liderou a pesquisa, detalha a descoberta. “Só foi possível enxergar as araras anãs porque foi um trabalho a longo prazo. Em um trabalho a curto prazo a gente jamais teria encontrado”, explica a bióloga.

“Isso porque a ocorrência de araras anãs na natureza é muito baixa, em torno de 7%. Porém, um fato importante é que elas acabam se adaptando muito bem, sobrevivem, se pareiam com os indivíduos normais ou outros anões também… têm filhos. E isso não impede a sobrevivência”, pontua Guedes ao MidiaMAIS.

araras anãs
Neiva Guedes em monitoramento de filhotes de arara-azul, sendo um deles anão, na Caiman, Pantanal, em 2020 – (Foto: Fernanda Fontoura)

No período do estudo, araras em tamanhos menores já haviam sido observadas, mas não analisadas sistematicamente. Ao final, foram identificadas 31 araras anãs, mas somente 15 observadas.

“Embora sejam menores, elas têm uma vida normal. A única diferença é que vão viver menos. Uma arara normal tem em torno de 1,2 metro de comprimento, enquanto as anãs têm 75 centímetros. O peso e o bico também são menores. É como se fosse uma miniatura das araras normais”, explica a pesquisadora.

araras anãs
Filhotes com 52 e 48 dias de idade sendo o segundo anão, após o fogo na Caiman, Pantanal – (Foto: Kefany Ramalho)

Araras anãs são resposta às mudanças climáticas?

Neiva e sua equipe ainda não encontraram uma resposta para a da existência de araras-azuis anãs no pantanal, mas acreditam que pode ser um processo de adaptação da espécie após as queimadas que devastaram o bioma nos últimos anos.

“Pensamos até que pode ser uma adaptação no futuro devido às mudanças climáticas, aos incêndios que ocorreram… porque após os incêndios em 2019 e 2020, vimos que aumentou o número de nascimentos de araras anãs. Então agora temos que continuar esse estudo e principalmente a parte genética, pra ver se isso é uma resposta à adaptação ambiental delas às mudanças que vêm ocorrendo na natureza”, finaliza a bióloga.

araras anãs
(Foto: Bruno Carvalho)

Fale com o WhatsApp do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Novak Djokovic cogita treinar promessa brasileira João Fonseca

Polícia vai investigar se bebê estava vivo quando foi enterrado por mãe em Anhanduí

Deputados aprovam criação de 160 cargos no TJMS

O Brasileiro que Brilha na John Deere e Conquista a América Latina

Notícias mais lidas agora

Produtor campo-grandense que atuou com cantores famosos é investigado por ligação com o PCC

Família acredita que criminoso ofereceu doces para sequestrar e estuprar Emanuelly

Campo Grande receberá o Hectares Park & Resort, um dos condomínios mais prestigiados do Brasil

Caminhoneiro foge após provocar acidente na BR-262 e deixar uma pessoa em estado grave

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Morada dos Baís reabre as portas e retoma atividades em Campo Grande

Prédio voltará a receber visitas e programação de shows

Polícia

Justiça nega exame de insanidade mental de ‘coach’ que matou pai a facadas em Campo Grande

A decisão foi assinada pelo juiz Carlos Alberto Garcete, da 1ª Vara do Tribunal do Júri

Conteúdo de Marca

A Proteção Jurídica do Consumidor nas Compras Online

O comércio eletrônico tornou-se um dos pilares do mercado moderno, proporcionando aos consumidores acesso a uma infinidade de produtos e serviços com apenas alguns cliques. No entanto, essa transformação digital traz desafios que exigem dos consumidores uma atenção redobrada quanto aos seus direitos, para evitar problemas comuns nas compras online, como fraudes, atrasos na entrega … Continued

Cotidiano

Presidente do STJ faz visita institucional e fala em ampliação do Tribunal de Justiça em MS

Presidente do STJ está percorrendo estados