Pular para o conteúdo
MidiaMAIS Saúde

Ressecamento e aparecimento de acne? Dermatologista lista cuidados com pele durante frio em MS

O que acha de aproveitar o fim de semana para cuidar da pele? Dermatologista lista cuidados com o rosto, corpo e cabelos durante frente fria em MS
Nathália Rabelo -
Cuidados com a pele no inverno
Cuidados com a pele no inverno (Foto: Shiny Diamond no Pexels)

O frio chegou com tudo ao Estado de Mato Grosso do Sul, obrigando todo mundo a colocar casaco e se proteger contra os frios. Em , a previsão é que as temperaturas continuem baixas neste . Por isso, o que acha de aproveitar os dias de descanso para adotar cuidados com a pele?

Segundo a dermatologista Isadora Santamarina (CRM/8547; RQE/6254), de Campo Grande, com a chegada do inverno, muitas coisas na rotina podem impactar diretamente na saúde da pele. Além da umidade do ar cair, as pessoas acabam optando por banhos quentes e reduzem a ingestão de água. Todos esses fatores associados levam ao ressecamento da pele e desenvolvimento de algumas categorias de dermatites.

Por isso, alguns cuidados são fundamentais nas épocas mais frias do ano. Pensando nisso, a dermatologista Isadora Santamarina listou algumas medidas para proteger a sua pele das baixas temperaturas.

Limpeza da pele

De acordo com a especialista, o cuidado com a pele começa no banho, isso porque a água muito quente funciona como “desengordurante da pele”, removendo seu manto lipídico protetor. O indicado, então, é optar por banhos mornos, na temperatura mais próxima do corpo.

“Também devemos nos atentar à escolha dos sabonetes, usando sabonetes mais hidratantes, evitar chamados sabonetes antissépticos e jamais usar buchas, nem mesmos as vegetais! Os sabonetes específicos para higiene da face também devem ser trocados nessa época do ano, mesmo os pacientes com peles acneicas e oleosas devem optar por opções mais leves como sabonetes para peles mistas e já esses últimos devem optar pelos neutros”, afirma Isadora.

Nesse cenário, os cremes de limpeza são ótimos para pessoas com peles muito ressecadas. Além disso, evitar esfoliar a pele no frio é fundamental.

Hidratação da pele

Logo em seguida da higiene, o próximo passo é a hidratação. As loções hidratantes são para as peles normais a secas, enquanto as opções em creme servem para as ressecadas.

De acordo com Santamarina, os hidratantes corporais são melhores que os óleos corporais, esses impedem apenas a perda de água, mas não trazem umectação para dentro da pele. A médica também alerta que as pessoas nunca usem os cremes corporais na pele do rosto, já que podem induzir o aparecimento de cravos e espinhas.

Nesses casos, escolha hidratantes “oil free” ou “não comedogênicos” para a face.

“Oleosidade não quer dizer hidratação, deve ser controlada, entretanto, no inverno as nossas glândulas sebáceas diminuem a produção de sebo e com isso a pele perde mais água para o ambiente. Pacientes em uso de ácidos noturnos ou produtos matificantes podem ter maior sensibilidade, orientamos que espacem o uso, para dias alternados ou até mesmo a cada 2 dias”, diz.

Além disso, mesmo em dias frios, quando o sol fica ‘escondido’, os raios solares agridem a pele da mesma forma. Por isso, o uso do protetor solar na pele — especialmente na do rosto — é indispensável.

Atenção com os lábios

Os lábios também merecem atenção especial, segundo a dermatologista. Para a região, recomenda-se o uso de reparadores labiais ou vaselina sólida, opções facilmente encontradas nas drogarias.

“Jamais use a saliva para umidificar os lábios pois ela funciona como irritante”, pontua.

Evite caspas

O cabelo não fica de fora dessa lista de cuidados. Conforme a especialista, é nesta época do ano que pioram os casos de dermatite seborreica, ou seja, as famosas caspas. Isso ocorre devido ao aumento do uso de água quente no banho atrelado à redução na frequência de lavagem dos fios.

“Além disso, os cabelos também sofrem com excesso de uso de secador. Não dispensem o uso de leave-in com protetor térmico. A hidratação se dá, principalmente, de dentro para fora, portanto, beber bastante água é fundamental, não importa a estação do ano”, conclui a dermatologista.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Porto de Santos vive corrida de exportadores antes de tarifas dos EUA

Sejusp suspende nomeação de perito condenado por corrupção e mais 11 servidores

Bolsonaro vai ser preso? Entenda

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

VÍDEO: Congresso da UNE tem confusão entre movimentos estudantis e universitários de MS são agredidos 

Últimas Notícias

Polícia

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Vítima usava documento falso em nome de um idoso brasileiro

Polícia

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Carmen desapareceu no dia 12 de junho no campus de Ilha Solteira da Unesp

Polícia

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dentro do veículo foram localizados 400 volumes de produtos ilegais

Economia

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

É a maior alta desde o início de junho