Realidade paralela? Para mato-grossenses, a novela Pantanal não se passa em MS, mas sim em MT
Comportamento de mato-grossenses tem levantado a discussão sobre uma suposta “realidade paralela” que “anula” MS
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mato Grosso estaria vivendo em uma “realidade paralela” onde a novela “Pantanal” se passa lá. A opinião, compartilhada por fãs da obra, é baseada na forma como a imprensa local e os próprios mato-grossenses têm tratado o remake global, ignorando, por muitas vezes, a informação de que a trama é gravada em Mato Grosso do Sul.
O fato do Estado vizinho dividir o bioma pantanal com MS pode justificar o tratamento do folhetim em Mato Grosso, o que faz eles também se sentirem, de certa forma, “donos” da novela – conforme apontado pelos internautas mais reparadores.
Telespectadores assíduos já perceberam e têm se manifestado a respeito desse improvável comportamento. É de conhecimento público que o remake do clássico da extinta Manchete é gravado em Mato Grosso do Sul, assim como ocorreu na versão original, mas sites de MT já chegaram a afirmar que a novela é rodada em “fazendas mato-grossenses próximas à cidade de Lucas do Rio Verde”.
Outro fator já observado pelos entusiastas é que a cobertura local de MT, frequentemente, não menciona MS quando fala do folhetim e trata a trama com tanta proximidade como se ela estivesse acontecendo ali.
Nada disso tem passado despercebido aos olhos dos mais atentos. Confira:
Realidade paralela?
A situação escancarada tem causado revolta nas redes sociais, fazendo comentários que destacam esse possível “universo alternativo” se tornarem cada vez mais frequentes. “O povo de Mato Grosso entrou em uma realidade paralela e acha que a novela Pantanal se passa lá… Aquidauana no Mato Grosso… é cada uma”, observou um internauta.
Outro perfil conta uma “curiosidade” e anuncia: “Esse vídeo foi gravado a menos de 100 km do pantanal de Mato Grosso, onde se passa a novela Pantanal”.
Um rapaz se indignou com uma matéria que lhe causou estranheza. “A reportagem deu a entender que a novela se passa em MT. Sem contar que também deu a entender que o pantanal só faz parte de MT. Pessoal não sabe, mas a maior parte do pantanal está em Mato Grosso do Sul”, disparou ele, revoltado.
Há publicações que já são mais explícitas. “O Brasil todo deve achar que o jeito que falamos aqui no Mato Grosso é que nem na novela Pantanal. Não é nada parecido”, comentou um mato-grossense. “Fui criada no interior do Mato Grosso, minha personalidade é igual da Juma da novela sim”, disse outra.
“Desde que ouvi nessa novela, não saiu da minha cabeça. Aoooow Mato Grosso véi sem porteira”, pontuou um mato-grossense sobre uma música de Almir Sater. “Muda é branca? Pelo menos aqui no Mato Grosso tem lugares que tem mais gente branca mesmo”, disparou outra moradora. “Capítulos em dia, cada vez mais apaixonada por essa novela. Saudades do meu Mato Grosso”, escreveu uma terceira. Confira:
Rivalidade entre MT e MS?
Vivendo há 6 anos em Campo Grande, desde quando se mudou para a Capital de MS para fazer faculdade, a cuiabana Sara Lima, de 26 anos, opina sobre a polêmica e comenta que essas reações podem estar relacionadas a questões de identidade para Mato Grosso.
“Minha mãe que ainda mora lá [em Cuiabá] comentou isso comigo, e eu já vi algumas coisas também, reparei, mas não tem nada de rivalidade, eu acho que é só uma questão de pertencimento”, destaca ela ao MidiaMAIS.
Para a mato-grossense, Mato Grosso se sente parte do pantanal e, por isso, considera a novela da mesma forma que os sul-mato-grossenses. “Eu vi esses dias que os corumbaenses estavam chateados porque a novela não mostra Corumbá, eu acho que o mesmo acontece com Mato Grosso. Poxa, o pantanal também é ali, ali do lado… por que só aqui [MS] é mostrado? Deve ser assim que eles pensam”, acredita.
“E abordar essa obra se referindo somente ao bioma mesmo pode ser uma forma deles pensarem ‘também fazemos parte disso’, mas também concordo que é errado minimizar ou ocultar o outro Estado pra deixar implícito ‘o pantanal é aqui e a novela é aqui’”, completa a cuiabana, que diz adorar viver em MS, mas ama MT e guarda seu Estado natal no coração.
Qual a sua opinião sobre essa situação? Mande para o nosso WhatsApp.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
O Impacto das Tecnologias Digitais no Brasil: Oportunidades e Desafios
Nos últimos anos, o Brasil tem testemunhado uma transformação digital sem precedentes.
Convênio milionário leva de água potável a unidade da Casa da Mulher Brasileira a Ponta Porã
Assinaturas foram realizadas na última quinta-feira (22), com presença da ministra Sonia Guajajara
TSE divulga convocação para provas do concurso unificado com salário de até R$ 13,9 mil
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou, no DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira (22), a convocação para a prova do Concurso Público Nacional Unificado Da Justiça Eleitoral. As provas para analista e técnico judiciário serão aplicadas em 8 de dezembro. Na próxima sexta-feira (29), os candidatos poderão conferir o local de prova. O horário…
Rússia forneceu mísseis de defesa aérea à Coreia do Norte em troca de tropas, diz Coreia do Sul
Os EUA, a Coreia do Sul e a Ucrânia dizem que a Coreia do Norte enviou mais de 10 mil soldados para a Rússia em outubro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.