Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Patrimônio Cultural do Brasil, Banho de São João terá 4 dias de celebrações em Corumbá

As celebrações do Banho de São João e Arraial serão entre 23 e 26 de junho, totalizando quatro noites de festa
Nathália Rabelo -
Banho de São João em Corumbá
Banho de São João em Corumbá (Foto: Vânia Paula Jucá Santos/Acervo do Processo de Registro)

Considerado Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 2021, o tradicional Banho de São João de será realizado em 2022 e ainda contará com quatro dias de celebrações do arraial de São João. Será a primeira festividade após o reconhecimento do evento no de Registro das Celebrações.

Conforme a Fundação da e do Patrimônio Histórico de Corumbá, o arraial acontecerá de 23 a 26 de junho, totalizando quatro noites de festa.

“Esse ano vamos abrir com o banho que acontece na noite do dia 23 para o dia 24. E a expectativa de público é mais de 25 mil pessoas por noite descendo a ladeira [do Banho] e no arraial”, afirma Joilson Cruz, diretor-presidente da Fundação. Portanto, o Banho de São João é uma celebração, enquanto o arraial é a complementação da festa.

Tradição viva

Segundo a prefeitura de Corumbá ao MidiaMAIS, em 2021, houve apenas o banho devido à pandemia. A festa, então, retoma em 2022 pela primeira vez. Além disso, já foram lançados editais para selecionar as bandas locais que se apresentarão no arraial.

Para os corumbaenses, o valor simbólico do Banho de São João está atrelado às raízes culturais da comunidade.

“O evento movimenta toda a cadeia produtiva da cidade. Hotelaria, restaurantes, farmácias, conveniências, ambulantes, barraqueiros. Ou seja, há toda uma movimentação da cadeia produtiva […] o banho de São João já faz parte do senso comum da cultura de Corumbá”, afirma a Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico.

Banho de São João — Patrimônio Cultural do Brasil

O Banho de São João é uma celebração religiosa e festiva que acontece na passagem do dia 23 para 24 de junho nas cidades de Corumbá e . O momento que distingue essa festa pantaneira ocorre quando uma série de procissões carregando andores se encaminha ao rio e banha a imagem de São João em suas águas. 

(Foto: Vânia Paula Jucá Santos/Acervo do Processo de Registro)

A relação com as águas desse rio é fundamental na cosmologia da celebração, pois o ritual de devoção e alegria coincide com o ciclo das águas e marca o início de um novo ciclo da natureza no Pantanal. Com esse ritual, as águas do rio se tornam a manifestação do divino, capaz de purificar e regenerar. A atualização desse ritual é um recomeço cheio de esperanças e promessas, que dá sentido à vida e à identidade dos devotos.

Além disso, São João é considerado um defensor da verdade e da justiça, e como protetor da família; por isso, o ele é reconhecido na região enquanto o Orixá Xangô. A Celebração do Banho é um momento de integração das comunidades, que começa com os preparativos nas casas e tem seu ápice no ato de banhar o Santo, seguido do arraial de São João.

Patrimônio Cultural do Brasil

O tradicional Banho de São João em Corumbá e Ladário recebeu o título de Patrimônio Cultural do Brasil no dia 19 de maio de 2021, após deliberação do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O anúncio foi feito durante a 95ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan, trasmitida no Youtube, por unanimidade na votação entre os conselheiros. A relatora foi a conselheira Maria Cecília Fonseca.

O parecer favorável é resultado do processo, iniciado em 2013 pela Prefeitura de Corumbá. Em 2010, o banho do santo já foi reconhecido como patrimônio a nível estadual. Sendo Patrimônio Cultural Brasileiro, o Banho de São João deixa a região com o primeiro bem exclusivamente registrado em território sul-mato-grossense.

Desde 2005, Corumbá e Ladário, estendendo o título a Mato Grosso do Sul, possuem o “Modo de Fazer Viola de Cocho” como Bem Cultural Imaterial Brasileiro, entretanto esse título é dividido com Mato Grosso, onde essa manifestação também ocorre.


Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com ajuda do Brasil, operação em roças paraguaias amplia análise química da maconha

Reforma do Parque Tarsila do Amaral, em Campo Grande, é prorrogada até novembro

Empresário de 31 anos morre em acidente com paraquedas no RJ

incendio

Brigadistas evitam incêndio de grande proporção em área preservada do Pantanal de Ladário

Notícias mais lidas agora

Despachante que tenta delação sobre corrupção no Detran-MS é alvo de nova ação do MPMS

Em cinco anos, 11 prefeituras do PSDB foram alvo de operações em Mato Grosso do Sul

Pé na areia em Campo Grande é real! Mar de Xaraés é inaugurado e vira novo ponto turístico de MS

Mutirão em Água Clara: empresa de silvicultura contrata nos dias 16 e 17 de setembro

Últimas Notícias

Transparência

Pavimentação de ruas em distrito de Rio Brilhante vai ter custo de R$ 11,4 milhões

Gradual Engenharia venceu licitação para pavimentação e drenagem no distrito de Prudêncio Thomaz

Emprego e Concurso

Concurso da MSGás está com inscrições abertas; confira as vagas e salários

Os salários variam de R$ 4,8 a 10,6 mil, além de diversos benefícios

Famosos

Whindersson Nunes x Nikolas Ferreira: entenda a treta entre o influenciador e o deputado

Whindersson Nunes e Nikolas Ferreira têm travado uma briga polêmica nas redes sociais que já envolveu Felipe Neto e Vitão

Trânsito

Motorista foge a pé após atropelar e matar pedestre em rua de Corumbá

Motorista ainda olhou para vítima antes de fugir