Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Para fugir da pandemia em Campo Grande, Lyra baixou game e agora acumula mais de 50 mil seguidores

Lyra descobriu um novo hobby, conseguiu fugir da pandemia e hoje acumula mais de 50 mil seguidores com o jogo eletrônico
Arquivo -
The Sims é uma série de jogos eletrônicos de simulação de vida real
The Sims é uma série de jogos eletrônicos de simulação de vida real

A empreendedora Lyra Líbero, de 32 anos, passou por momentos difíceis no início da pandemia. Dona de uma agência de marketing digital, as dificuldades ocasionadas pelo coronavírus fizeram com que a empresa ficasse sem demandas para continuar trabalhando. Em meio ao caos que reinava o cenário de na época, em meados de 2020, foi quando decidiu resgatar uma antiga paixão que há anos estava adormecida: o jogo The Sims. Depois de baixar o game, Lyra descobriu um novo hobby, conseguiu fugir da pandemia e hoje acumula mais de 50 mil seguidores que acompanham seus conteúdos na Internet.

Tudo isso aconteceu da maneira mais despretensiosa possível. Mesmo assim, Lyra tem fiéis seguidores no Youtube e TikTok que amam acompanhar seus vídeos sobre o jogo. Para quem ainda não conhece, The Sims é uma série de jogos eletrônicos de simulação de vida real criado pelo designer de jogos Will Wright e produzida pela Maxis.

O primeiro jogo da série, The Sims, foi lançado em 4 de fevereiro de 2000. Os jogos da série The Sims são, em grande parte, jogos sandbox, pois não possuem objetivos definidos.  Atualmente, o game está em sua quarta versão, mas Lyra teve sua primeira experiência há muitos anos atrás.

“Eu joguei The Sims 2 na época da e eu amava, era incrível. Então, você consegue construir uma casa, fazer um Sim [pessoa humana simulada], fazer uma vida para ele. Eles [Sims] tem todo um idioma, roupinhas, etc. Ou seja, dá para simular uma vida real e você cuida da vida do seu Sim. Aí eu vi isso como uma ótima ideia para escapar, porque estava triste com a pandemia”, recorda a empresária.

@lyrasims ▪️ ⚫️☕️ #thesims4 #thesimsbuilds #RazeDanceChallenge ♬ Hayloft II – Mother Mother

Revivendo uma antiga paixão

As dificuldades e a ‘falta do que fazer’ na pandemia, quando Campo Grande ainda estava em lockdown, incentivaram Lyra a buscar alternativas para sair dessa realidade. O The Sims 4, assim, serviu como uma ótima opção.

[Colocar ALT]
Jogo The Sims 4 (Foto: Reprodução)

“Foi uma fase na pandemia que eu estava triste, abalada e com medo igual todo mundo. Então, eu comecei a jogar para me distrair e realmente era um escapismo maravilhoso.” Nesse meio tempo, fez questão de entrar de cabeça dentro do novo universo. Além de jogar por horas em um único dia, também passou a acompanhar outros jogadores e conteúdos digitais sobre o game.

“Eu comecei a descobrir que a comunidade Simer é uma comunidade muito forte, que tem muita gente de todas as idades, as pessoas jogam e se ajudam. E tem vários perfis de simer: tem aquele que gosta do gameplay, tem o que gosta de construir casa – que é o lado onde me encontro – tem os Simers que gostam de fazer dubladas. Eu achei canais no Youtube e comecei a ficar viciada nesse conteúdo. Não só em jogar no meu jogo particular, como eu comecei a pesquisar e acabou virando um hobby pra mim”.

O caminho para postar na Internet

O trajeto até que Lyra começasse a postar os próprios conteúdos sobre The Sims nas redes sociais aconteceu de maneira natural. Uma vez que já estava habituada com a jogabilidade, passou a compartilhar seus conhecimentos no . Lá, os vídeos bombaram.

“Vídeo meu sobre a história da Laura Caixão – que é uma personagem da franquia – pegou mas de meio milhão de visualizações”. Ao perceber o potencial dos conteúdos, decidiu apostar de vez no segmento com história dos personagens, construção de casas e gameplay.

Atualmente, ela tem 52,1 mil seguidores no TikTok e 1,82 mil no Youtube. Lyra também apostou nas lives para conquistar os fãs, especialmente aqueles que gostavam de assistir construção de casas no jogo.

“O povo amava. Tanto é que, nas primeiras lives, o povo vinha toda sexta-feira em ponto perguntando no Instagram se eu iria fazer live. O que eu achava ótimo porque eu adorava. E nessas lives eu me conectava bastante com quem me assistia […] a pessoa assiste como se fosse um entretenimento diário ou semanal”.

Hobby e escapismo

Apesar do sucesso que faz nas redes sociais, ela enxerga o jogo mais como um uma diversão do que profissão. Porém, se acontecesse, adoraria a ideia de trabalhar com o segmento.

“Foi um negócio totalmente acidental, eu já passo muito tempo no computador, trabalhando com a Internet. Eu trabalho com Internet há uns 15 anos, então pra mim ainda é um hobby, até porque ainda não monetizei 100%”, afirma a empreendedora.

Assim, em meio a um universo digital que simula a vida, foi no The Sims que Lyra encontrou o escapismo perfeito para fugir de todo o caos pandêmico, mas, também, se abriu para inúmeras possibilidades na vida real.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Últimas Notícias

Brasil

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Investigação da PF aponta Antônio Carlos Camilo Antunes como um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos associativos em aposentadorias

Transparência

Com 87% de execução, pavimentação da MS-338 deve terminar em dezembro

Serviço, de R$ 208 milhões, começou em março de 2023

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços

Cotidiano

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

Secretaria de Saúde informou que “fumacê” não pode ser usado neste caso, mas orientou população a tomar cuidados simples para evitar proliferação