Novela Pantanal erra, mostra mapa de Mato Grosso ao falar em Campo Grande e causa a fúria de MS: ‘arrumem agora’
Globo pisa no calo dos sul-mato-grossenses ao exibir mapa de Mato Grosso quando mostra Campo Grande
João Ramos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Estava bom demais pra ser verdade? Aparentemente comprometida em destacar Mato Grosso do Sul, a novela “Pantanal” é queridinha da população sul-mato-grossense, mas será que “pisar no calo” do Estado cometendo um erro considerado imperdoável poderia ser capaz de colocar essa paixão em risco?
O equívoco que mexe com as emoções de Mato Grosso do Sul tem sido incansavelmente repetido no folhetim das 21 horas: a novela está exibindo um mapa do Estado de Mato Grosso toda vez que Campo Grande, a Capital de MS, entra em cena.
Como assim?
Trata-se de um mapa ao fundo do cenário do escritório do personagem Ari, localizado na Capital Morena, segundo a trama. Isolados na Fazenda Pantanal, no meio do bioma, Zé Leôncio, Jove, Filó e toda a trupe se comunicam com Ari para estabelecer contato com o “mundo real” via rádio. É recado de lá para cá e de cá para lá, já que a fazenda não possui sinais de internet e telefone.
O problema é justamente o fato da novela encher a boca para falar “alô, Campo Grande”, “Campo Grande”, “Aquidauana” e “Campo Grande”, mas colocar um mapa de Mato Grosso no cenário do personagem que vive na Capital.
Ué: mapa de Mato Grosso em escritório de Campo Grande?
Nas redes sociais, os mais atentos não deixaram escapar e já manifestaram a fúria contra o equívoco. “Por que o personagem que mora em Campo Grande teria um mapa de MT no escritório? É como se você trabalhasse no Rio Grande do Sul e no seu local de trabalho tivesse um mapa do Rio Grande do Norte, não faz o menor sentido”, disparou um sul-mato-grossense.
“Se o cenário tivesse pelo menos um mapa de Mato Grosso do Sul eu ia entender que eles colocaram um mapa que abrange e mostra todo o pantanal, mas não, é só o mapa de Mato Grosso mesmo. O de MS não existe no escritório. Arrumem isso agora”, lamentou outro, sem entender.
Rixa conhecida
Desde que a jornalista sul-mato-grossense Lucimar Lescano declarou no Jornal Nacional, com ênfase, que o Estado se chama Mato Grosso DO SUL, a rixa entre os estados vizinhos ficou conhecida nacionalmente. O Brasil inteiro já sabe que MS odeia ser confundido com MT e que o erro geográfico costuma causar a fúria de quem vive em ambos os estados.
“Pantanal” estreou com a proposta de chamar a atenção para o bioma que vem sendo devastado por queimadas e despertou o interesse do mundo por Mato Grosso do Sul. A versão original, gravada em MS, chegava a dizer várias vezes o nome da Capital Cuiabá e se referia à nossa região como sendo em Mato Grosso.
O equívoco cometido na Manchete segue sendo reparado pelo remake da Globo, e, dificilmente, um simples erro no cenário fará a população desgostar ou desaprovar o folhetim em alta. Ou será que vai? Independente disso, já foi o suficiente para causar a ira dos mais atentos.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
- Família procura por irmãos de 5 e 7 anos que desapareceram no Jardim Leblon
- VÍDEO: carro de motorista por aplicativo pega fogo no Tijuca
- ‘Apenas vendedora’, diz ex-miss apontada como membro de quadrilha e acusada de estelionato
- Idoso de 70 anos morre na Santa Casa após cair em hélice de roçadeira em chácara
Últimas Notícias
Acabou? Após casamento, MC Poze surge sem aliança e suposto término vem à tona
Um mês após se casar com Vivi Noronha, MC Poze surge sem aliança; rumores apontam que os pombinhos terminaram o casamento
Envolvidos no 8 de janeiro podem ter punições revogadas com projeto de lei na Câmara dos Deputados
Deputado de Mato Grosso do Sul propõe a matéria
“Eu espero que seja o pai”, diz mãe de crianças sequestradas no Jardim Leblon
Câmeras de segurança flagraram momento em que homem entra na casa e sai com crianças
Com vagas de nível médio, seleção para cuidador e educador social segue com inscrições abertas
A remuneração prevista é de R$ 1.412,00 para uma jornada de 40 horas semanais ou escala 12×36
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.