Afinal, por que Campo Grande nunca aparece na novela “Pantanal”? Citada em quase todos os capítulos, a Capital de Mato Grosso do Sul só faz “pontinhas” nas falas dos personagens. Todo dia alguém menciona Campo Grande, mas a cidade jamais “dá as caras”.
Quando Jove, Zé Leôncio e companhia se deslocam até a Capital, o cenário exibido é apenas representativo e não corresponde à cidade morena. Como quando o playboy foi comprar celulares para todos em uma loja, ou quando volta e meia Tadeu vai buscar alguém em Campo Grande e apenas uma pista de pouso e decolagens de aeronaves é apresentada.
Vale lembrar que a mesma situação acontece com Aquidauana, outro município citado em quase todos os capítulos, mas jamais exibido. Por quê? Isso a Globo não mostra?
Diante dos fatos, o MidiaMAIS preparou uma lista com algumas das possíveis motivações que podem ter levado a TV Globo a não gravar nessas cidades e explicar por que Campo Grande nunca aparece na novela “Pantanal”.

1. Óbvio do óbvio
Pode parecer meio óbvio, e, de fato, é, mas a novela se chama “Pantanal” e se refere ao bioma, não a Mato Grosso do Sul e a Campo Grande. Embora mencione com frequência a Capital, não há nada que obrigue a obra a mostrar a cidade morena.
Corumbaenses, que vivem em uma famosa região do pantanal, já reclamaram publicamente do fato de Campo Grande ser citada e a cidade branca não. “Por que mostrar Campo Grande se a novela é sobre o pantanal?” A resposta para esta pergunta pode ser certeira para esclarecer a ausência de gravações na região central de MS.
2. Viável?
Foram meses gravando no meio do mato, no pantanal, e gravações externas sempre saem caro. Gravar mais uma ou várias externas mostrando Campo Grande, tornaria a produção ainda mais custosa para… nada(?).

3. Nem Campo Grande, nem Aquidauana
Para se ter uma noção, a equipe do folhetim não filmou nem em Aquidauana, município ao qual pertence o pantanal mostrado na novela, provavelmente pelo mesmo motivo: daria trabalho e custaria muito dinheiro, sendo que as filmagens no bioma já são caríssimas e também demandam esforço triplicado dos envolvidos.
4. Tumulto X Sigilo
Na primeira etapa das gravações, ainda em 2021, a prioridade era manter o projeto em sigilo, para que nada vazasse e, a partir da estreia, tudo fosse uma surpresa. Gravar em Aquidauana ou Campo Grande, além de quebrar o segredo, causaria tumulto entre a população e as chances das gravações serem atrapalhadas seria grande.
5. Serve de consolo?
Talvez sirva de consolo o fato da versão original também ter se concentrado no pantanal e não ter mostrado Campo Grande ou qualquer outra cidade de Mato Grosso do Sul.

Para os campo-grandenses, aquidauanenses e corumbaenses que gostariam de ver seus municípios na principal novela do Brasil, o que resta é a conformação.
Não se tem conhecimento sobre gravações do folhetim realizadas em qualquer ponto sul-mato-grossense fora do bioma. Se isso acontecesse, as cidades todas saberiam.
Mas, como a novela ainda não terminou… quem sabe? Talvez nem valha a pena gastar a esperança, embora digam que esta é sempre a última que morre.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.