Afinal, por que Campo Grande nunca aparece na novela “Pantanal”? Citada em quase todos os capítulos, a Capital de Mato Grosso do Sul só faz “pontinhas” nas falas dos personagens. Todo dia alguém menciona Campo Grande, mas a cidade jamais “dá as caras”.

Quando Jove, Zé Leôncio e companhia se deslocam até a Capital, o cenário exibido é apenas representativo e não corresponde à cidade morena. Como quando o playboy foi comprar celulares para todos em uma loja, ou quando volta e meia Tadeu vai buscar alguém em Campo Grande e apenas uma pista de pouso e decolagens de aeronaves é apresentada.

Vale lembrar que a mesma situação acontece com Aquidauana, outro município citado em quase todos os capítulos, mas jamais exibido. Por quê? Isso a Globo não mostra?

Diante dos fatos, o MidiaMAIS preparou uma lista com algumas das possíveis motivações que podem ter levado a TV Globo a não gravar nessas cidades e explicar por que Campo Grande nunca aparece na novela “Pantanal”.

bastidores de pantanal em ms, novela não grava em campo grande
Elenco no pantanal de Mato Grosso do Sul ainda em 2021 – (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

1. Óbvio do óbvio

Pode parecer meio óbvio, e, de fato, é, mas a novela se chama “Pantanal” e se refere ao bioma, não a Mato Grosso do Sul e a Campo Grande. Embora mencione com frequência a Capital, não há nada que obrigue a obra a mostrar a cidade morena.

Corumbaenses, que vivem em uma famosa região do pantanal, já reclamaram publicamente do fato de Campo Grande ser citada e a cidade branca não. “Por que mostrar Campo Grande se a novela é sobre o pantanal?” A resposta para esta pergunta pode ser certeira para esclarecer a ausência de gravações na região central de MS.

2. Viável?

Foram meses gravando no meio do mato, no pantanal, e gravações externas sempre saem caro. Gravar mais uma ou várias externas mostrando Campo Grande, tornaria a produção ainda mais custosa para… nada(?).

Marcos Palmeira em Aquidauana
Campo Grande
Elenco chegou a comprar casaco em Aquidauana, mas não gravou a novela na região urbana da cidade – (Foto: Marcos Palmeira)

3. Nem Campo Grande, nem Aquidauana

Para se ter uma noção, a equipe do folhetim não filmou nem em Aquidauana, município ao qual pertence o pantanal mostrado na novela, provavelmente pelo mesmo motivo: daria trabalho e custaria muito dinheiro, sendo que as filmagens no bioma já são caríssimas e também demandam esforço triplicado dos envolvidos.

4. Tumulto X Sigilo

Na primeira etapa das gravações, ainda em 2021, a prioridade era manter o projeto em sigilo, para que nada vazasse e, a partir da estreia, tudo fosse uma surpresa. Gravar em Aquidauana ou Campo Grande, além de quebrar o segredo, causaria tumulto entre a população e as chances das gravações serem atrapalhadas seria grande.

5. Serve de consolo?

Talvez sirva de consolo o fato da versão original também ter se concentrado no pantanal e não ter mostrado Campo Grande ou qualquer outra cidade de Mato Grosso do Sul.

Equipe em maio de 2022, nos últimos dias das gravações da novela "Pantanal" em MS - (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Equipe em maio de 2022, nos últimos dias das gravações da novela “Pantanal” em MS – (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Para os campo-grandenses, aquidauanenses e corumbaenses que gostariam de ver seus municípios na principal novela do Brasil, o que resta é a conformação.

Não se tem conhecimento sobre gravações do folhetim realizadas em qualquer ponto sul-mato-grossense fora do bioma. Se isso acontecesse, as cidades todas saberiam.

Mas, como a novela ainda não terminou… quem sabe? Talvez nem valha a pena gastar a esperança, embora digam que esta é sempre a última que morre.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.