No próximo domingo (20), membros do Comafro (Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afro-brasileiros) realizam ato pela celebração do Dia da Consciência Negra. A noite cultural pelo Dia da Consciência Negra acontece na Praça Antônio João, região central de Dourados.

A programação, segundo os organizadores, conta com apresentações dos povos de terreiro, capoeira, dança, rap e atrações musicais. O evento acontece ao mesmo tempo que ocorre outra forte manifestação das culturas pretas de Dourados, a 2ª Feira Afro-brasileira Zumbi Vive.

O presidente em exercício do Comafro, Jhow Oliveira, comenta que a manifestação cultural possibilita importantes discussões e reflexões acerca das necessidades sociais e luta do movimento negro, tendo em vista que o evento acontece no principal ponto de encontro comum da cidade, localizado no cerne econômico e comercial de Dourados.

“O intuito é oxigenar os debates sobre a cultura Afro-brasileira douradense, bem como, alimentar uma reflexão sobre as demandas do povo negro do município. É um momento indispensável para o encontro dos povos negros e que serve de instrumento de luta”, explica Jhow Oliveira.