Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Chefs de cozinha de MS são destaque e 3 concorrem ao ‘Oscar’ da gastronomia no Brasil

Chefs de cozinha Gabriel Cristoforo, Sylvio Trujillo e Bruna Lopes passaram para a próxima etapa e celebram conquista. Confira como foi o concurso
Nathália Rabelo -
Chefs de cozinha celebram conquista em etapa regional
Chefs de cozinha celebram conquista em etapa regional (Foto: Nathalia Alcântara)

O dia foi de grandes emoções para grandes nomes da regional, especialmente para os chefs de cozinha Gabriel Cristoforo, Sylvio Trujillo e Bruna Lopes. Trio participou do Festival Enchefs MS e foi selecionado para a próxima fase, que será no em uma competição nacional para conquistar o prêmio Dólmã, considerado o ‘Oscar’ da gastronomia brasileira.

Competição acirrada ocorreu na tarde desta terça-feira (28) no restaurante Tropeiro Gastrô Gourmet, comandado pela chef Helen Braz que, por sua vez, é coordenadora do Enchefs em Mato Grosso do Sul. Na ocasião, cinco cozinheiros concorriam ao prêmio.

Cada um precisou cozinhar um prato para apresentar ao rigoroso júri, composto por:

  • Leonardo Corradini – professor de gastronomia do Sesc-MS;
  • André Nardo – chef do Domus Bistrot;  
  • Marcia Marinho – idealizadora do Festival da Carne e dona do perfil @saborise_;
  • Fernanda Nascimento – idealizadora da revista de culinária Ambrosia;
  • Magda Moraes – chef de cozinha e dona do restaurante Aipim Cozinha de Raízes;

Eles provaram e analisaram criteriosamente cada um dos cinco pratos apresentados. Dentre os critérios observados, destacam-se: sabor, apresentação e delivey. Segundo os jurados aos MidiaMAIS, foi uma disputa acirrada na hora de escolher os vencedores. Confira, abaixo, os pratos concorridos pelos chefs de cozinha.

Gabriel Cristoforo

Gabriel Cristoforo é gerente de restaurante em . Nesta terça, ele foi ousado e o único a apresentar um prato de carne vermelha. Numa apresentação rústica, apresento filé de ancho acompanhado de arroz com na banha de porco e palmito guariroba grelhado.

Prato do chef Gabriel Cristoforo
Prato do chef Gabriel Cristoforo (Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

Sylvio Trujillo

Sylvio faz sucesso com o restaurante em Bonito. Hoje, ele apresentou o prato ‘Mujica de Pintado’ de forma desconstruída e sofisticada. A intenção era preparar uma comida que representasse a cultura regional do Estado. Ele preparou um caldo de peixe, feito em caldo de mandioca, com purê de mandioca branca, pintado, banana-da-terra grelhada e quiabo.

Prato de chef Sylvio Trujillo
Prato de chef Sylvio Trujillo (Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

Bruna Lopes

Mais ligada às massas, a chef Bruna Lopes, de , fez um duo de nhoc (mandioca e banana-da-terra) com creme de queijo curado servido com costela defumada por seis horas. A intenção dela era levar ao júri o churrasco e a mandioca, iguarias presentes na culinária regional, em um formato diferente.

Prato de chef Bruna Lopes
Prato de chef Bruna Lopes (Foto: Helen Braz)

Dani Costa

Enquanto isso, a chef Dani Costa fez uma releitura da moqueca de pintado, mas em formato de risoto. Prato ‘Risoto da Morena’ valorizou ingredientes regionais como palmito de guariroba e banana-da-terra. “Tudo são itens que a comunidade indígena e ribeirinhas do Pantanal fazem o cultivo”, conta.

(Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

Chefs de cozinha vencedores

Depois de uma disputa acirrada, o júri precisou ‘ralar’ para escolher os três concorrentes que passariam para a próxima fase. Gabriel Cristoforo, Sylvio Trujillo e Bruna Lopes passaram da etapa regional do Enchefs MS e vão concorrer ao Prêmio Nacional Dólmã.

Cristoforo disse estar aliviado ao receber a boa notícia. “É a minha segunda indicação para ir ao Dólmã […] esse ano vamos representar novamente nosso Estado […] quero levar a gastronomia do Estado para frente”, refletiu.

Já Bruna está ansiosa para a etapa nacional. “Estou muito feliz, muito honrada! Ter entrado nessa próxima etapa foi uma vitória já”.

restaurante concurso - Nathalia Alcântara (15)
Júri avaliou pratos de cada participante (Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

Sylvio Trujillo ainda afirmou ao MidiaMAIS ter achado o resultado justo. “Meu prato representa muito o Estado porque é um prato 100% regional, ele foi elaborado com cuidado, critério e respeito ao ingrediente”, reflete.

Para os jurados, o resultado foi acirrado e o que venceu foram os detalhes. Ainda afirmaram que todos os concorrentes possuíam alto nível de qualidade.

“Estava muito interessante todas as propostas”, disseram. Outro ponto fundamental apresentado pelo júri foi o critério ‘delivery’, mostrando a relevância adotada pelo setor gastronômico após a pandemia.

Prêmio Nacional Dólmã

O Prêmio Nacional Dólmã é realizado anualmente de forma itinerante e já ocorreu em MS no ano de 2015. Na época, a chef Helen Braz foi premiada e eleita como Embaixadora da Gastronomia Brasileira pelo MS, além de ser a coordenadora do Festival Enchefs MS.

Segundo a especialista, festival tem objetivo de escolher três representantes regionais para a etapa nacional do prêmio. Um deles será premiado como melhor chef de cozinha de 2022 e será empossado como Embaixador da Gastronomia Brasileira pelo MS.

“Eu estou muito feliz com o nível do Festival. Enquanto coordenadora, é um orgulho imenso poder saber que o meu papel está sendo feito, que esse legado nos vamos levar para todos os lugares mostrando quem é Mato Grosso do Sul”, conclui.

Prêmio Dólmã de gastronomia
Prêmio Dólmã de gastronomia (Foto: Nathalia Alcântara/Midiamax)

Fale com o MidiaMAIS!

Quer conversar com a gente sobre o universo do entretenimento e cultura? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e Tiktok. Tem uma história legal para compartilhar com a gente? Fale direto com nossos jornalistas do Midiamais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Faxineira é ferida a tiros na perna por espingarda durante limpeza de casa em MS

Governo do Brasil aproveitou imbróglio com os EUA para enviar ao Congresso o texto do acordo de sede da COP30

[ BASTIDORES ] Selfie com tornozeleira agita corredores em Brasília

1931 – Termina questão do barão de Antonina, 56 anos depois de sua morte

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Motorista é perseguido pela PRF na BR-463 por 30 quilômetros e colide com poste

Últimas Notícias

Cotidiano

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 3 recebem parcela de julho nesta terça-feira

Em julho, o programa social Bolsa Família contemplará 190,6 mil famílias em Mato Grosso do Sul, com um investimento total de R$ 129,6 milhões

Cotidiano

De motorista a vendedor, confira as vagas disponíveis na Funsat nesta terça-feira

Cerca de 182 empresas de Campo Grande estão com seleção aberta

Trânsito

Morte de baterista em acidente comove músicos em Mato Grosso do Sul

Causas do acidente são apuradas

Cotidiano

Tempo seco predomina em MS e máxima chega a 33°C nesta terça-feira

A umidade relativa do ar varia de 15 a 30%