Não era a vontade de ninguém, mas foi o que deu para fazer. A TV Globo encerrou nesta semana as gravações externas do remake da novela “Pantanal” em um pantanal “fake”, espalhado por cenários naturais do Rio de Janeiro que lembram o bioma.

O autor Bruno Luperi até tinha planos de viajar com os filhos para Mato Grosso do Sul, a fim de gravar uma participação especial para o final do folhetim, mas tudo isso precisou ser feito no Rio. Assim como os casamentos de Juma e Jove e Zé Leôncio e Filó, que também foram rodados no pantanal “fake” e não em MS.

Mas o que impediu a equipe de gravar as sequências finais em Mato Grosso do Sul? Foram vários os motivos. Gravações atrasadas, imprevistos e uma onda de Covid-19 fizeram o elenco deixar o Estado mais cedo do que o previsto, sem gravar todas as sequências programadas.

A última fase das gravações no bioma começou em maio de 2022 e se estenderia até o início de julho. A equipe, no entanto, mal ficou um mês e, no meio de junho, se despediu de MS, após vários atores contraírem Covid.

Gambiarra

A solução foi usar lugares no Rio de Janeiro que possam fazer o telespectador acreditar que os personagens estão mesmo no pantanal. Esse recurso, na verdade, é usado desde os primeiros capítulos, mas ficou ainda mais evidente nos últimos meses.

Cogitava-se uma nova viagem a MS em setembro, mas o atraso das gravações fez a ideia ser rapidamente descartada. Após não conseguirem gravar sequências primordiais no Pantanal de verdade, o sentimento foi de frustração para toda a equipe.

Na última semana, as cenas que deveriam ter sido rodadas em Mato Grosso do Sul finalmente foram gravadas no Rio, com a presença de Bruno Luperi e seus filhos. Apesar dos problemas, Bruno se diz contente com o resultado.

“Estou extremamente feliz! Fazendo as gravações bateu uma sensação de missão cumprida, é o último grande compromisso que tinha. Minha única obrigação agora é assistir (risos), e se emocionar com o trabalho que está sendo feito, está tudo muito bonito”, elogiou o autor do remake em depoimento ao Gshow.

Sem pantanal no final de Pantanal?

A participação irá ao ar no último capítulo, quando as crianças, que interpretam os netos de Zé Leôncio, verão o avô como o “novo” Velho do Rio.

São as últimas cenas da trama, lamentavelmente, não gravadas no pantanal. A TV Globo deve inserir a paisagem pantaneira de forma virtual ou o Velho do Rio de Zé Leôncio dará seus últimos passos e encerrará sua história em um cenário que não é o bioma que dá nome à novela.

O remake de “Pantanal” termina nesta sexta-feira (7), após mais de dois anos do início dos trabalhos e após 13 meses do início das gravações em Mato Grosso do Sul.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.