Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

VÍDEO: Enquanto procura emprego, violinista autodidata tenta a vida com música na 14 de Julho

Entre os artistas de rua, viver da sua arte é um sonho que ecoa no imaginário de cada um, mas que ás vezes se torna questão de sobrevivência. Como Marcos Domingos Mendes, de 45 anos, que fez da Rua 14 de julho seu local de trabalho: ao som do violino, ele conta com as moedas […]
Arquivo -

Entre os artistas de rua, viver da sua arte é um sonho que ecoa no imaginário de cada um, mas que ás vezes se torna questão de sobrevivência. Como Marcos Domingos Mendes, de 45 anos, que fez da Rua 14 de julho seu local de trabalho: ao som do violino, ele conta com as moedas dos passantes enquanto busca por emprego nos açougues de .

Lá mesmo da Rua 14 Marcos atendeu a reportagem. Ele conta que o gosto pelo violino começou aos 13 anos, em uma banda de igreja no interior de São Paulo. “Comecei a tocar quando minha família era da igreja, quando eu era criança”, explicou.

Com o passar do tempo a sede por conhecimento se tornou maior do que o permitido pela religião, fazendo o músico abdicar da sua paixão. “Queria aprender mais, porem só era permitido tocar louvor e música sacra, não podia tocar Beethoven”, exclamou.

Com 33 anos, o violinista procurou novas oportunidades de trabalho na capital paulista. Além do emprego como ajudante de marcenaria, a cidade que nunca dorme proporcionou o encontro com outro violinista, que o fez reacender a chama pela música. Recebendo instruções do novo amigo, Marcos começou a tocar na Avenida Paulista e fez das notas uma forma de garantir o seu sustento. Sem escola ou o violinista aprendeu na raça, se tornando autodidata.

Seguindo um sonho

Os limites estaduais eram pequenos para quem almeja viver da arte e o foi o novo rumo, se apresentando na Rua Siqueira Campos com a Nossa Senhora de Copacabana. “Foi lá que ganhei meu segundo violino, um homem me viu tocando e começou a especular, afirmou que o som do meu instrumento era muito ruim e no outro dia me deu um novo”, explicou Marcos.

VÍDEO: Enquanto procura emprego, violinista autodidata tenta a vida com música na 14 de Julho
(Foto: Leonardo de França/ Jornal Midiamax)

Porém, como viver da arte estava ficando cada vez mais difícil, o sonhador teve que adiar seus objetivos mais uma vez. “Fui trabalhar como peão em uma fazenda no Paraná”. Foram seis meses de trabalho, mas a desonestidade do ser humano fez com que Marcos mudasse seu rumo outra vez. “O Cara não me pagava, vim para MS por que falavam que era bom de trabalho”, detalhou.

O artista chegou em Campo Grande em março de 2020: foi balconista de um açougue, mas não conseguia se sustentar com o salário que recebia. “Com os descontos, ganhava menos de R$ 900,00, não conseguia pagar aluguel, luz, água, comida e sobreviver”, explicou.

Assim, em frente à antiga loja Bumerang, Marcos mantém a chama do seu sonho vivo, enquanto busca emprego como atendente de balcão nos açougues da cidade. “Estou entregando currículo, procurando uma oportunidade, a saída é a música enquanto não consigo emprego ”, disse ele.

Ente releituras de , MPB, Samba, Tango e música clássica, ele não esquece o sonho de se profissionalizar como músico: “Quero estudar música, fazer um curso técnico na escola Villa-Lobos, no , e seguir minhas metas”, finalizou.

Para entrar em contato com o músico: (67) 98195-5925

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
depac golpe

Idoso recebe chamada de vídeo de suposto gerente de banco e perde R$ 37 mil em golpe

Morte de idosa expõe falta de ambulância e sucateamento em cidade de MS

uniforme

Alunos da rede escolar de Campo Grande terão novo uniforma em 2026

“Me levaram porque sou famoso”: Davi Brito se pronuncia após ser detido em blitz

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

pupy elefanta posto de gasolina 2

Viaja deitada? 8 fatos sobre Pupy, a elefanta que parou em posto de gasolina em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

serc/ucdb

Serc/UCDB fica no empate com ADTB (PR) em estreia na Supercopa Feminina de Futsal

Últimas Notícias

Cotidiano

Dengue em MS salta em quase 400 casos em uma semana, além de novas duas mortes

Dengue já fez nove vítimas em Mato Grosso do Sul em 2025

Esportes

Dourados recebe a 3ª edição do Festival Surdolímpico no mês de maio

Evento gratuito contará com oficinas de futsal e vôlei de praia

Le Blog Maria Antonia

Taylor Swift pode estrelar papel de Whitney Houston no remake de “O guarda-costas”

A possibilidade de Taylor Swift assumir o papel imortalizado por Whitney Houston no clássico O Guarda-Costas está agitando os bastidores de Hollywood e dividindo opiniões entre fãs e especialistas do cinema. A ideia de escalar a superestrela pop como protagonista do remake já circula com força nos estúdios e tem gerado uma mistura de curiosidade, … Continued

Polícia

AGORA: Confronto com equipe da Romu termina em morte em Campo Grande

confronto teve início no cruzamento entre a Rua Bom Jesus e Ferradura, e seguiu até a Rua da Divisão