Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Sua mandinga funciona? Campo-grandenses relatam ritos de virada e o que ‘já deu’

Quando o assunto é começar o ano bem, as crenças populares ficam mais latentes no imaginário popular: vale pular sete ondas, comer lentilha e vestir de roupa branca ou até cueca amarela. Mas, afinal, qual é a melhor receita para superar um ano tão caótico? A reportagem do Jornal Midiamax visitou a rua 14 de […]
Arquivo -

Quando o assunto é começar o ano bem, as crenças populares ficam mais latentes no imaginário popular: vale pular sete ondas, comer lentilha e vestir de roupa branca ou até cueca amarela. Mas, afinal, qual é a melhor receita para superar um ano tão caótico? A reportagem do Jornal Midiamax visitou a na véspera do para ouvir da população a mandinga infalível para superar 2020.

Se o branco traz sorte, a ciências ainda não provou. Porém, vale tudo para deixar 2020 ano na gaveta das memórias. Herica Rosa, de 21 anos, esteve na principal rua do comércio da Capital com a irmã, mãe e filha para comprar roupa branca. “Dizem que vestir branco traz paz, compramos para toda família”, explicou Herica.

Sua mandinga funciona? Campo-grandenses relatam ritos de virada e o que 'já deu'
Paulo Henrique Rodrigues (Foto: Marcos Ermínio / Jornal Midiamax)

Depois de garantir o look da virada até para o marido, Herica revelou planos de providenciar uma bom cacho de uva para ceia de natal. Independente de onde veio a recomendação, o importante é que a crença faça um 2021 bem diferente. “Vou comer uva também, o povo fala que é bom, nós comemos”, finalizou.

Saindo da clássica vestimenta de , chegamos ao caso menos comum, o da cueca amarela. O vendedor Paulo Henrique Rodrigues, de 27 anos, disse ter um amigo que todo ano passa a virada com cueca amarela: como toda mandinga, tem suas regras específicas. “Ele compra uma cueca nova todo ano e só pode usar no dia, diz que é para atrair dinheiro”, explicou.

Mesmo com toda a preparação, Rodrigues relata que a tradição ainda não deu certo para o amigo. “Ele fala que atrai dinheiro, mas acho não funcionou ainda, ele vive na ‘pindura’”, brincou o vendedor.

Vai na fé

Sua mandinga funciona? Campo-grandenses relatam ritos de virada e o que 'já deu'
Diana Souza (Foto: Marcos Ermínio / Jornal Midiamax)

Para os mais religiosos, a saída foi buscar refúgio na oração. A pastora Diana Souza, de 47 anos, disse que iria reunir filho, sobrinho e marido para começar o ano orando. “Começamos as 23:50 e paramos só depois da virada. Para gente entrar no ano abençoado”, explicou Diana.

Na casa da recepcionista Franciny Assis, de 32 anos, a tradição de comer lentilha foi passada de geração em geração. “Minha vó sempre faz lentilha, veio da mãe dela e passou para minha mãe”, detalhou Assis.

Entretanto, o costume não agrada a todos os membros do seio familiar e a simpatia deve morrer nessa geração. “Não sei fazer e nem onde comprar. Não gosto”, Finalizou Franciny.

Ainda dá tempo?

A maioria das simpatias são feitas na véspera, mas será que hoje, no primeiro dia de 2021, elas ainda tem eficácia? A reportagem não encontrou a resposta, mas a certeza que fica é que todo dia é um novo dia para começar um ano novo. E você, qual simpatia fez ou pretende fazer?

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

São Paulo bate Botafogo e mantém embalo dentro de campo enquanto é lesado por Casares fora dele

Homem leva tiro de espingarda em Sidrolândia e é internado

Santos busca empate heroico com Atlético-MG e times mantém situação dramática no Brasileirão

Seguem abertas inscrições para vestibular e Passe da UFMS em 11 cidades de MS

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Tarcísio volta a Brasília para lobby pela anistia após julgamento de Bolsonaro

Últimas Notícias

Brasil

‘Careca do INSS’ vai prestar depoimento na CPMI na segunda-feira, diz presidente da comissão

Investigação da PF aponta Antônio Carlos Camilo Antunes como um dos principais operadores do esquema fraudulento de descontos associativos em aposentadorias

Transparência

Com 87% de execução, pavimentação da MS-338 deve terminar em dezembro

Serviço, de R$ 208 milhões, começou em março de 2023

Brasil

Regulamentação da reforma tributária está sendo finalizada, diz senador

Proposta detalha como o poder público cobrará e decidirá sobre controvérsias do futuro Imposto sobre Bens e Serviços

Cotidiano

Prefeitura de Três Lagoas emite alerta após infestação de pernilongos

Secretaria de Saúde informou que “fumacê” não pode ser usado neste caso, mas orientou população a tomar cuidados simples para evitar proliferação