O mundo está mudando e a moda também. Já passou a época em que a moda estava presa dentro de uma caixinha inatingível, pregando roupas de grifes acessíveis a uma pequena parcela da população. Agora, questões sociais também ganham relevância, como sustentabilidade, valorização dos corpos e questão de gêneros. Acompanhando essa transformação, o estilista Fábio Maurício produziu uma coleção com roupas reutilizadas que está ganhando os olhares de Campo Grande.
O nome disso é upclycing, prática que tem ganhado força nos últimos anos, que significa a reutilização criativa de produtos. No universo fashion, o upclycling nada mais é do que pegar roupas usadas e normalmente descartadas para a criação de outras peças. A prática oportuniza uma nova vida às roupas, colabora para o consumo consciente e favorece a sustentabilidade.
![[Colocar ALT]](/media/uploads/2_AnnmhNP.jpeg)
Fábio Maurício contou ao Midiamax que a coleção Lírio Selvagem, lançada na segunda-feira (10), é um projeto de roupas, editoriais, vídeos e desfile. A ideia do estilista era desenvolver uma produção com conceito upclycling inspirada na banda Lírio Selvagem, movimento hippie pantaneiro dos anos 70 e do rock dos anos 80.
“A coleção foi dividida em duas partes: Lírio (anos 70) e Selvagem (anos 80). Ela veio com o tema, pesquisa, croquis, garimpo de brechó, corte, costura, tingimento, estamparia e bordados”, explicou Fábio.
A produção começou em dezembro de 2020 e foi lançada ontem na Capital, com edital municipal da Sectur e realizado através da Lei Aldir Blanc. Além disso, será realizado desfile para poucos convidados seguindo as normas de biossegurança.
“A moda é repaginada moderna, sexy e inusitada. Calças jeans são transformadas em jaquetas bordadas, camisas em saias. A coleção upcycling mostra um novo olhar e forma de consumo para as pessoas”, explicou o estilista. Confira algumas produções da coleção Lírio Selvagem:


