Rosquinhas são um verdadeiro clássico para aperitivos e lanches, mas essa versão sabor ‘pinga’ vai fazer os mais velhos que amam a bebida comerem rezando.
É comum que bebidas alcoólicas sejam usadas nos preparos de alguns pratos, mas, neste caso, a pinga é como se fosse uma calda para molhar a rosquinha. Experimente.
Ingredientes:
- 1 kg de farinha de trigo
- 3 ovos inteiros batidos no garfo
- 1/2 copo de óleo
- 1/2 copo de pinga
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 1 copo de açúcar
Modo de preparo:
- Coloque a farinha numa bacia e vá colocando os outros ingredientes um a um. Misture tudo muito bem e sove bem a massa. Se a massa ficar dura, coloque um pouco de óleo.
- Se ficar mole, coloque mais farinha de trigo até o ponto da massa que dá para enrolar e fazer as rosquinhas. É uma massa que não gruda nas mãos, deliciosa de mexer.
- Para modelar a rosquinha, faça cobrinhas de 5 a 10 cm, depois faça uma letra e rosqueie a ponta.
- Coloque na fôrma para assar no forno a 300 ºC. Não precisa untar a forma. Quando as rosquinhas estiverem coradas embaixo (não muito escuro), já estão prontas.
- Coloque, num prato, pinga e, noutro, açúcar. Assim que tirar as rosquinhas do forno, passe-as na pinga e logo depois no açúcar. Não deixe a rosquinha muito tempo na pinga, pois elas devem ficar crocantes e sequinhas.