MidiaMAIS

Quem é o artista que pintou a obra no viaduto da Afonso Pena com a Ceará e o que ela representa

Ton Barbosa comenta o seu primeiro trabalho exposto em área pública

João Ramos Publicado em 23/07/2021, às 07h59

Viaduto finalizado e registros de quando ainda estava sendo revitalizado pelo artista
Viaduto finalizado e registros de quando ainda estava sendo revitalizado pelo artista

Sair do shopping ou passar de carro, moto, ônibus e bicicleta pelo viaduto entre as Avenidas Afonso Pena e Ceará, em Campo Grande, ficou diferente. A vista está mais alegre, viva, colorida, e enche os olhos de quem se depara com a arte estampada no trecho, destacando araras, um dos símbolos da Capital sul-mato-grossense.

O artista responsável pela obra é Antônio Pereira Barbosa Neto, Ton Barbosa, de 54 anos. Natural de Campo Grande, o pintor, escultor e tatuador revelou ao Jornal Midiamax o conceito da pintura no viaduto e contou como foi todo o planejamento.

"A Sectur me pediu uma proposta que alegrasse a cidade nesses tempos de pandemia. Parei por algum tempo olhando o viaduto e ao seu redor. Não é apenas o que pintar, mas também como e quando. O trânsito de veículos é intenso no local e a via só poderia ser interditada no domingo. Então, foi necessário um planejamento e cronograma", iniciou Ton.

Linda obra de arte foi entregue em 11 de julho (Foto: PMCG)

Ele só tinha dois domingos para trabalhar na parte central do viaduto e acredita que programação foi justa. "A proposta da bandeira é para lembrar aos cidadãos que essa é nossa casa, a gente habita, mas também cuida. Se pintamos nossa casa, o vizinho também quer pintar a dele. Assim, toda a rua fica melhor", disse o artista ao MidiaMAIS.

"Hoje, nossa cidade é conhecida como Capital das Araras, por isso as Araras compondo com a bandeira. Espero ter agradado a nossa gente", considerou Ton à reportagem. O forte azul e o amarelo da bandeira são as mesmas cores das araras azuis, um dos símbolos da capital sul-mato-grossense. 

Além das aves e das cores representativas, o Ipê Amarelo também marca presença no viaduto, de forma mais singela. A flor é símbolo de Mato Grosso do Sul, desde 2018, por estar presente em todos os municípios. Campo Grande conta com o título de Capital dos Ipês, reconhecendo a importância da árvore que embeleza a cidade.

O pintor dando vida ao local com seu ajudante (Foto: Acervo Pessoal)

Ton atua como artista há muito tempo e tem vários trabalhos pela Capital e pelo Estado. Alguns, até pelo país. "Mas em área pública é meu primeiro. Sempre tive tendência para a arte. Já trabalhei em outras áreas, mas acabei voltando todas as vezes. Então, decidi assumir o destino de artista", pontuou.

Ele vive disso há mais de vinte anos e diz que o segredo foi expandir os conhecimentos. "Pintura, escultura, ilustração, tatuagem... assim nunca falta trabalho", afirma. Em seu Instagram (@tonbarbosa.art), o artista compartilha seus trabalhos que variam entre as quatro habilidades mencionadas. Talento não falta e os traços são marcantes e presentes. Animais aparecem com frequência e são uma espécie de estilo e carimbo de sua obra.

Ao assumir a vivência da arte, Ton se realiza com cada trabalho finalizado, a começar pela idealização. Ter uma pintura em uma das áreas mais importantes da cidade é de grande reconhecimento para a beleza e a relevância de seu talento. Com o desenho no viaduto, moradores e visitantes de Campo Grande são diariamente agraciados com cores, representatividade e história. É de encher os olhos.

Cores agora enchem os olhos de quem passa pelo local (Foto: PMCG)

A obra de arte no viaduto foi entregue no dia 11 de julho e faz parte do "Projeto Cores e Vias - Reviva Mais Campo Grande", que, segundo Max Freitas, secretário municipal de Cultura e Turismo, "envolve cultura, arte, educação e preservação patrimonial, valorizando a cultura regional, colorindo o espaço urbano e gerando um visual que vai contribuir com o sentimento de pertencimento e aumentar o bem-estar social no habitar urbano".

"Essa obra representa a necessidade de trazermos mais cor para a nossa rotina, traz um olhar mais colorido, mais alegria”, frisa Max.

Confira um pouco do trabalho do artista Ton, disponível em seu perfil no Instagram:

Ton, à frente, com seu ajudante ao fundo, quando pintavam o viaduto (Foto: Acervo Pessoal)

Jornal Midiamax