Sair do shopping ou passar de carro, moto, ônibus e bicicleta pelo viaduto entre as Avenidas Afonso Pena e Ceará, em Campo Grande, ficou diferente. A vista está mais alegre, viva, colorida, e enche os olhos de quem se depara com a arte estampada no trecho, destacando araras, um dos símbolos da Capital sul-mato-grossense.
O artista responsável pela obra é Antônio Pereira Barbosa Neto, Ton Barbosa, de 54 anos. Natural de Campo Grande, o pintor, escultor e tatuador revelou ao Jornal Midiamax o conceito da pintura no viaduto e contou como foi todo o planejamento.
“A Sectur me pediu uma proposta que alegrasse a cidade nesses tempos de pandemia. Parei por algum tempo olhando o viaduto e ao seu redor. Não é apenas o que pintar, mas também como e quando. O trânsito de veículos é intenso no local e a via só poderia ser interditada no domingo. Então, foi necessário um planejamento e cronograma”, iniciou Ton.

Ele só tinha dois domingos para trabalhar na parte central do viaduto e acredita que programação foi justa. “A proposta da bandeira é para lembrar aos cidadãos que essa é nossa casa, a gente habita, mas também cuida. Se pintamos nossa casa, o vizinho também quer pintar a dele. Assim, toda a rua fica melhor”, disse o artista ao MidiaMAIS.
“Hoje, nossa cidade é conhecida como Capital das Araras, por isso as Araras compondo com a bandeira. Espero ter agradado a nossa gente”, considerou Ton à reportagem. O forte azul e o amarelo da bandeira são as mesmas cores das araras azuis, um dos símbolos da capital sul-mato-grossense.
Além das aves e das cores representativas, o Ipê Amarelo também marca presença no viaduto, de forma mais singela. A flor é símbolo de Mato Grosso do Sul, desde 2018, por estar presente em todos os municípios. Campo Grande conta com o título de Capital dos Ipês, reconhecendo a importância da árvore que embeleza a cidade.

Ton atua como artista há muito tempo e tem vários trabalhos pela Capital e pelo Estado. Alguns, até pelo país. “Mas em área pública é meu primeiro. Sempre tive tendência para a arte. Já trabalhei em outras áreas, mas acabei voltando todas as vezes. Então, decidi assumir o destino de artista”, pontuou.
Ele vive disso há mais de vinte anos e diz que o segredo foi expandir os conhecimentos. “Pintura, escultura, ilustração, tatuagem… assim nunca falta trabalho”, afirma. Em seu Instagram (@tonbarbosa.art), o artista compartilha seus trabalhos que variam entre as quatro habilidades mencionadas. Talento não falta e os traços são marcantes e presentes. Animais aparecem com frequência e são uma espécie de estilo e carimbo de sua obra.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ao assumir a vivência da arte, Ton se realiza com cada trabalho finalizado, a começar pela idealização. Ter uma pintura em uma das áreas mais importantes da cidade é de grande reconhecimento para a beleza e a relevância de seu talento. Com o desenho no viaduto, moradores e visitantes de Campo Grande são diariamente agraciados com cores, representatividade e história. É de encher os olhos.

A obra de arte no viaduto foi entregue no dia 11 de julho e faz parte do “Projeto Cores e Vias – Reviva Mais Campo Grande”, que, segundo Max Freitas, secretário municipal de Cultura e Turismo, “envolve cultura, arte, educação e preservação patrimonial, valorizando a cultura regional, colorindo o espaço urbano e gerando um visual que vai contribuir com o sentimento de pertencimento e aumentar o bem-estar social no habitar urbano”.
“Essa obra representa a necessidade de trazermos mais cor para a nossa rotina, traz um olhar mais colorido, mais alegria”, frisa Max.
Confira um pouco do trabalho do artista Ton, disponível em seu perfil no Instagram:

Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram