Não tem como fugir, o jeans continua sendo o tecido mais versátil e atemporal de todos os tempos. Não importa a sua idade ou estilo, com certeza você tem uma peça guardada no armário. Pensando no favoritismo do jeans sob uma perspectiva sustentável, o estilista e produtor de Luiz Gugliatto, 57 anos, criou a coleção de moda Denim Lovers, em Campo Grande. Da reutilização criativa para atender as novas necessidades da moda, o resultado não poderia ser nada menos do que ousado, bonito, com recortes impecáveis e estilos que fogem do ‘basicão' encontrados nas lojas.

Gugliatto conversou com o Midiamax para explicar como desenvolveu a nova coleção. Apaixonado por upclycling, técnica que reutiliza produtos para criar novos, a Denim Lovers traz um conceito de liberdade e responsabilidade pelo meio ambiente, uma vez que cada pessoa deveria cuidar para manter o planeta mais saudável às atuais e futuras gerações. Além disso, a pandemia foi o pontapé inicial para colocar a ideia em prática.

[Colocar ALT]
Produção criada com jeans 100% reutilizável (Foto: Marcos Vollkopf)

“Trabalho com moda há 35 anos e reutilizar não é algo novo para mim. Nos anos 2000 eu fiz uma coleção onde aproveitei calças retas para transformá-las em pantalonas e jaquetas. Faz alguns anos que não aventurava em criar uma coleção, aí veio a pandemia que zerou meu ofício que atualmente era produção de figurinos, desfiles e campanhas publicitárias”, contou o produtor de moda.

A coleção foi desenvolvida através do reuso de peças jeans que seriam descartadas. Para a confecção de 56 peças, foram utilizadas 120 que estavam paradas. Já a matéria prima foi adquirida por meio de doações e compras em brechós. Com a ideia na cabeça e os tecidos em mãos, Gugliatto foi responsável por descosturar as peças antigas, modelar cada uma e costurar cada item até nascer várias roupas novas.

“Tive a ideia de participar do edital Lei Emergencial Aldir Blanc e criei a partir do que já existia. Optei pelo jeans que é a paixão das pessoas”, explirou. Confira abaixo coleção Denim Lovers feita através do upclycling:

Peças confecionadas a partir da reutilização de jeans (Foto: Marcos Vollkopf)

 

Recortes, estilos e moldes ganham uma nova versão (Foto: Marcos Vollkopf)

 

Peças trazem conceito atemporal e ousado para a produção (Fotos: Marcos Vollkopf_