Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

No Dia Internacional do Aperto de Mão, confira alternativas para o cumprimento vilão na pandemia

Soquinho, cutuvelo ou tchauzinho, são diversas as alternativas para manter a segurança e o respeito durante a pandemia
Arquivo -

Nesta segunda-feira (21) é comemorado o Dia Internacional do Aperto de Mão, sim, não se trata de uma brincadeira, um dos cumprimentos mais difundidos no mundo – não, nós não estamos falando do Hang Loose – possui um dia só para ele.

Para muitos, o aperto de mão de se trata de um gesto simples, cordial e inofensivo, a própria especialista norte-americana Barbara Pachter, em seu livro ‘The essentials of business etiquette’, explica que o gesto é uma das principais regras de etiqueta no momento do cumprimento.

Regra de etiqueta ou não, a verdade é que o aperto de mão deixou de ser um cumprimento cordial para se tornar quase um desrespeito com o próximo, aliás, a humanidade passa por uma onde a mão pode ser um grande transmissor da .

Segundo a infectologista Lina Paola, da BP (Beneficência Portuguesa de São Paulo), em entrevista a COEP (Rede Nacional de Mobilização Social) o aperto de mãos é um dos jeitos mais propícios para a disseminação da covid-19, o ‘soquinho’ pode ser uma alternativa, mas ainda sim, existem os riscos.

“O risco é menor porque você diminui a superfície de contato [entre as mãos]. Mas ele ainda existe. A mão é extremamente contaminada e cheia de bactérias, porque sempre estamos manipulando coisas”, explicou.

“[Usar] o cotovelo seria a forma mais segura, porque é a mesma coisa que comparar a superfície de um prego com a palma da mão. Mas o ideal é fazer um cumprimento que não exige contato”, complementou a infectologista.

Francisco Caetano da Silva, 62 anos, é uma das pessoas que fazia de questão de apertar a mão ou abraçar outras pessoas, seja no momento de cumprimentar ou de se despedir, o famoso “político da família”, como muito chamam.

“No começo era difícil lembrar de não apertar as mãos, mas hoje (após mais de um ano vivendo na pandemia) a maioria das pessoas, quando você chega em um determinado lugar, elas se afastam, acho que já faz parte da rotina”, comentou Francisco.

Questionado se, para ele, o cumprimento a distância já se tornou um costume, Francisco afirma que não e comenta que não dar um aperto de mão é como um cumprimento “frio”, mas ainda sim, entende que o distanciamento é uma medida de biossegurança e por conta disso coloca a saúde e respeito por ela em primeiro lugar.

“Eu torço todos os dias para que essa pandemia vá embora e que voltemos a vida normalidade estarmos abraçando e cumprimentando nossos amigos”, finalizou.

Alternativas

Os médicos alertam que as mãos oferecem muitos perigos porque “capturam” as bactérias e vírus presentes em objetos manipulados. “O habitual soquinho que substituiu o aperto de mão apresenta risco menor. Mas o ideal é que, quando as pessoas se encontrarem, usem o cotovelo para cumprimentar ou apenas um aceno. Ainda precisamos ter paciência e manter os cuidados para evitar a infecção pela Covid-19”, alerta o cardiologista do Hospital Marcelino Champagnat, Gustavo Lenci.

O assunto foi tão discutido ainda no início da pandemia, que até mesmo a diretora de pandemias da OMS (Organização Mundial da Saúde), Sylvie Briand, reforçou uma série de cumprimentos como alternativas ao aperto de mão.

Entre elas estão os toques de cotovelos e o gesto de se curvar juntando as palmas das mãos — também conhecida como a saudação “wai” tailandesa. Bom, podemos combinar que um simples “oi, tudo bem?” a distância já está de bom tamanho e não leva risco a ninguém.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Arlindo Cruz não responde mais a estímulos: ‘Está bem distante’

‘Só ouvi o barulho’: Caminhoneiro alega não ter visto motocicleta de nutricionista morto em acidente  

ceu-tempo-ceu eliel

Com sol entre nuvens, máxima alcança 32°C em MS nesta quarta-feira

Homem é preso após ser acusado de assediar crianças em parque de Dourados

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Menino de 10 anos morre em acidente de motocicleta conduzida pelo tio na MS-156

Últimas Notícias

Polícia

‘Alegrava nossas manhãs’: Amigos se despedem de nutricionista morto em acidente em MS

Caminhoneiro disse não ter visto motocicleta onde estava nutricionista

Cotidiano

Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande nesta quarta-feira

A equipe plantonista realizará os atendimentos por ordem de chegada, mas dará prioridade conforme a classificação de risco dos pacientes

Esportes

Onde assistir: quarta tem seleção feminina em campo, muito Brasileirão e pré-oitavas da ‘Sula’

Campeonatos voltam 'com tudo' após pausa pra Copa do Mundo de Clubes

Cotidiano

Super Quarta: Funsat oferta mutirão mais de 2 mil vagas em Campo Grande

Além da lista de vagas diárias, três empresas realizam seleção nesta quarta-feira