Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

No 1º Dia Mundial do Lazer, campo-grandenses compartilham hobbies que trazem felicidade

O Dia Mundial do Lazer é comemorado pela primeira vez nesta sexta. Confira pessoas que adotaram novos hobbies durante a pandemia
Arquivo -

é tudo aquilo que está relacionado aos momentos de diversão, passatempo e bem-estar de uma pessoa. Ele é tão importante que ganhou uma data especial para ser celebrado ao redor do mundo. Por isso, nesta sexta-feira (16) é comemorado o primeiro Dia Mundial do Lazer. Como a prática é fundamental para que muitos enfrentem o isolamento social, o MidiaMais trouxe exemplos de pessoas que transformaram um hobby em uma nova paixão durante a pandemia.

Mas antes, vamos entender um pouquinho como tudo isso começou? O Dia Mundial do Lazer, comemorado no dia 16 de abril, é uma iniciativa do World Leisure Organizations (Organização Mundial de Lazer) com a coordenação do Centro de Excelência em Estudos do Lazer (WLCE/USP), em parceria com o Laboratório de Gestão das Experiências de Lazer (LAGEL) e o Sesc.

Segundo as informações divulgadas pela assessoria de imprensa do Sesc, objetivo da data é destacar a importância do lazer para uma sociedade mais feliz, ampliar as possibilidades desta manifestação e promover a reflexão sobre os acessos e dificuldades ainda existentes. Segundo os organizadores, o lazer é um direito social.

Descobrindo uma nova habilidade

Maria Silvia Bezerra da Silva, 23 anos, é psicóloga e se interessou pela restauração de móveis durante o isolamento social. Antenada com práticas de DIY (faça você mesmo) e reformas de objetos, ela aproveitou que estava em casa para desenvolver a habilidade.

“Com a pandemia e a nova necessidade de ter um home office para estudar e trabalhar, precisei arrumar mobiliário para montar um escritório e não tinha muito capital para comprar tudo novo. A partir daí, comecei a buscar móveis que familiares estivessem se desfazendo ou até alguns que eu mesma já tinha e os transformei de acordo com o que eu queria para o meu escritório”, contou a psicóloga.

Nas horas vagas, o passatempo de Maria Silvia é dar vida aos objetos antigos, proporcionando a eles uma nova chance de uso. Além de economizar bastante dinheiro, a jovem também se distrai criando identidade às peças que reforma.

“Tenho a sensação de estar construindo uma peça única, com todas as características que me agradam e evitando que algo que ainda tem utilidade seja jogado fora, produzindo ainda mais lixo”, explicou Maria.

Antes e depois de móvel restaurado por Maria Silvia (Foto: Arquivo Pessoal)

 

De hobby a negócio

O engenheiro civil Leonardo Perdigão e o professor de alemão Benjamin Möck, de 36 e 28 anos, respectivamente, também desenvolveram um novo hobby durante o isolamento social: trabalhos com madeira e resina. O que parecia uma atividade inocente de lazer, acabou se transformando em uma ideia para um novo negócio. Eles contaram ao Midiamax que descobriram o interesse em comum com o isolamento social e, desde então, trabalham em conjunto confeccionando as peças.

“Para mim é muito mais uma terapia do que um trabalho em si, pois é um trabalho que eu faço muito mais por prazer e relaxamento mental do que pelo trabalho propriamente dito ou por qualquer retorno financeiro que possa trazer”, disse Leonardo.

Benjamin, por sua vez, afirma que é gratificante “poder pegar uma madeira bruta que a natureza me proporciona e transformá-la em algo útil para nós. Ao invés de deixar aquilo decompondo nós aproveitamos e transformamos em algo que possa ser útil para as pessoas”.

Sem as atividades de lazer que o engenheiro tanto gostava de fazer, e sem as aulas presenciais do professor de alemão, ambos acabaram tendo muito tempo livre na agenda. Então, aproveitaram para descobrir um novo hobby.

Eles ainda contam que além de aliviar o estresse, também ajudou a intensificar a amizade. E foi assim que um simples passamento se transformou em uma ideia empreendedora.

Amigos Leonardo e Benjamin produzindo peças em madeira (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Bandeja confeccionada pelos amigos (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira