A panela de pressão é uma das mais versáteis ferramentas culinárias. Nela, é possível fazer de bolos a pizzas. Sua agilidade no preparo proporciona economia de gás, tempo e deixa os pratos bem saborosos.

Rotineiramente assada ou frita, a linguiça é uma das comidas que pouca gente realiza na pressão. De acordo com o Teretetê na Cozinha, esta é a melhor maneira de fazer linguiça. “Fica bom demais da conta, e o melhor que não precisa adicionar gordura, ela fica pronta com o líquido que solta da linguiça e da cebola”, diz o site.

Confira a receita:

Ingredientes:

  • 4 cebolas grandes cortadas em rodelas, ou em pétalas
  • Linguiça toscana, quantidade a gosto (a receita foi feita com 1 kg)

Modo de preparo:

1 – Forre o fundo da panela de pressão com a metade das cebolas em rodelas. Faça furos, com auxílio de um garfo, nas linguiças.

2 – Coloque-as, inteiras, sobre as rodelas de cebolas. Por fim, o restante da cebola em rodelas que sobrou.

3 – Feche a panela de pressão, não coloque água. Vai ficar pronta só com os líquidos da cebola e da própria linguiça.

4 – Leve ao fogo médio, quando começar a chiar abaixe a chama do fogo e deixe cozinhar por mais ou menos 20/25 minutos.

5 – Quando desligar espere sair à pressão para puder abrir. Se ainda tiver liquido na panela, deixe mais um pouco no fogo com a tampa aberta só para reduzir o líquido e ficar com aspecto caramelizado.

Dica:
Tente administrar o tempo do fogo, varia de fogão e panela de pressão. A partir dos 20 minutos na pressão comece a monitorar, quando começar a cheirar assado sem queimar, desligue o fogo.

Reprodução/Teretetê na cozinha.