MidiaMAIS

Gaúchos celebram a Semana Farroupilha em Campo Grande; entenda o que ela representa

Semana Farroupilha termina no Dia do Gaúcho, comemorado em 20 de setembro; confira as programações

João Ramos Publicado em 13/09/2021, às 10h29

CTG Tropeiros da Querência já iniciou a programação neste domingo
CTG Tropeiros da Querência já iniciou a programação neste domingo - (Foto: Reprodução, YouTube)

Centros de Tradições Gaúchas de Campo Grande, os famosos CTGs, comemoram de 12 a 20 de setembro a Semana Farroupilha, em alusão à cultura gaúcha, com desfiles em homenagem a líderes da Revolução Farroupilha.

A Revolução Farroupilha, motivo principal para o festejo, entrou para a história como uma das revoltas por liberdade no Brasil da época do Império, no século 19. Foi uma rebelião provincial com o objetivo de adotar uma política liberal com mais autonomia para o Rio Grande do Sul. A disputa destacou-se por sua intensidade e duração na luta contra o governo regente, acontecendo entre os anos de 1835 e 1845, totalizando uma década de combate.

Os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, tomaram o poder em Porto Alegre, no dia 20 de setembro de 1835, expulsando de lá o presidente da província e empossando o vice. A data deu origem ao Dia do Gaúcho — celebrada ao final da semana Farroupilha — coroando os vários dias de celebração. Espalhados pelo país, os nascidos no Rio Grande do Sul reverenciam suas raízes realizando festas típicas nesse período todos os anos.

Em Mato Grosso do Sul não é diferente. Forte perpetuador da cultura gaúcha, MS tem muitos adeptos de chimarrão, churrasco e fandango. Além disso, os CTGs de Campo Grande reúnem os conterrâneos para uma festa danada de bonita e comprida na cidade. É uma forma de se sentir mais perto da terra natal e, principalmente, exaltar as tradições de origem.

Fundado em 1º de março de 1962 e com quase 60 anos de história em Campo Grande, o Centro de Tradições Gaúchas Farroupilha inicia a Semana Farroupilha nesta terça-feira (14), com a solenidade de abertura.

Dia 15 haverá um workshop de danças típicas. O valor por dia é de R$ 20,00, mas quem quiser pagar por quatro dias de comemoração precisará desembolsar R$ 50,00. Confira a programação completa, a ser realizada na sede do CTG, localizada na Avenida Prefeito Heráclito Diniz de Figueiredo, nº 930, bairro Monte Castelo:

No CTG Tropeiros da Querência, as festas já começaram neste domingo (12) e vão seguir até o próximo dia 19. Veja a abertura do evento:

Muito tradicionais, os gaúchos cantam hinos, hasteiam bandeiras, dançam e cantam. Confira a programação completa, também realizada na própria sede do Centro Tropeiros da Querência, na Rua Miguel Sutil, nº 445, Vila Vilas Boas.

Jornal Midiamax