Fim do drama: crise das redes sociais acaba e apps voltam a funcionar
Depois de muitas horas vivendo na ‘pré-história’ os internautas comemoram o retorno das redes sociais: Facebook, Instagram e WhatsApp
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os usuários da Internet passaram por momentos de tensão nesta segunda-feira (4), quando, logo pelo fim da manhã, a trindade das redes sociais – Facebook, Instagram e WhatsApp – simplesmente parou de funcionar e deixou todo mundo à mercê do tão glorioso retorno. Apenas o Twitter e o Telegram se mantiveram firmes às variações e continuaram executando as suas funções normalmente. No entanto, os momentos de angústia acabaram! No fim desta tarde, as redes sociais voltaram a funcionar.
Porém, várias coisas aconteceram nesse meio tempo. Pronunciamentos oficiais, memes no Twitter e sucesso do Telegram marcaram a conturbada manhã desta segunda. Acompanhe com a gente como tudo isso aconteceu.
Colapso das redes sociais
Usuários das principais redes sociais foram pegos de surpresa no final da manhã desta segunda-feira (4) quando, em colapso geral, todos os aplicativos de Mark Zuckerberg pararam de funcionar.
O site Downdetector registrou pico de reclamações de instabilidade para o WhatsApp, Facebook, Messenger e Instagram. Apenas o Twitter e o Telegram, como sempre, seguiram intactos e funcionando normalmente.
O que diz o Facebook
O motivo da queda, segundo resposta do Facebook enviada ao G1, ainda está sendo investigado, mas não parece estar relacionado a qualquer ordem judicial. Há alguns anos o Whatsapp chegou a ser bloqueado no Brasil por conta disso, mas a situação atual não é a mesma.
“Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”, declarou representante do Facebook. Não há previsão para a volta da operação das plataformas.
À CNN Brasil Business, o WhatsApp afirmou que “está investigando o motivo dessa instabilidade” e que irá “compartilhar novidades” assim que tiver completado a investigação. As empresas também fizeram pronunciamentos oficiais no Twitter para acalmar os nervosos dos usuários:
O WhatsApp, por exemplo, disse que “está ciente de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento”. “Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui assim que possível”, afirmou.
O Facebook também usou o Twitter para se posicionar sobre a situação. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse a empresa.
O Instagram, por sua vez, afirmou que a rede social e “seus amigos estão passando por um momento difícil”. “Tenha paciência conosco, estamos trabalhando nisso”, disse.
Chuva de memes
Apesar de todos dos esforços das empresas, a Internet – especialmente os usuários brasileiros – não deixa barato. Hoje, a web foi bombardeada de memes relatando o problema com as redes sociais e, claro, exaltando o Twitter.
WhatsApp, Insta caíram…
O Twitter segurando tudo mais uma vez! pic.twitter.com/esUmnQIY1Q— Glécia Almeida (@almeidaglecia10) October 4, 2021
BORA ZUCKERBERG AGILIZA ISSO AÍ MEU FILHO JÁ SE PASSOU MAIS DE 1 HORA QUE O INSTAGRAM E WHATSAPP CAIU pic.twitter.com/6GbWeNpc3B
— CHOQUEI #AFazenda (@choquei) October 4, 2021
e eu desligando e ligando o wi-fi pra depois descobrir que whatsapp e instagram caiu pic.twitter.com/zTC6zoJ5XA
— F҉ R҉ A҉ N҉ C҉ I҉ S҉ C҉ O҉ H҉ É L҉ I҉ O҉ (@HeliuZim) October 4, 2021
Não para por aí. Apesar de ser uma situação chata para muitas pessoas, quem tirou bastante desse colapso foi o Telegram. Eleito ao cargo líder na categoria de aplicativo de mensagens, parece que a liderança do WhatsApp caiu por terra nesta manhã. Os usuários, claro, foram atrás da 2ª opção e bombaram a rede social.
Telegram ocupou liderança hoje
Já que o WhatsApp ficou sem sinal, as pessoas logo apostaram no plano B e migraram para o Telegram. Desde usuários que reativaram a conta até a criação de novos perfis, o programa vem reunindo cada vez mais audiência desde o início do colapso digital.
A hashtag “Telegram”, aliás, ficou entre as mais comentadas do Twitter, por onde usuários relatam o problema com as três outras redes sociais. De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, realizada pela Infobit, o Telegram já está em 53% dos smartphones dos brasileiros. Apesar do app ainda ser visto como segunda opção, ele conseguiu aproveitar o topo por alguns breves momentos.
Admin chegou do almoço pra acompanhar os memes, dessa vez não vou postar (imagina que trabalhão postar toda vez)
— Telegram Brasil (@telegram_br) October 4, 2021
o Telegram é aquele contatinho que vc só procura quando nenhum dos outros está disponível
— Ed Gama (@oedgama) October 4, 2021
o Telegram é aquele contatinho que vc só procura quando nenhum dos outros está disponível
— Ed Gama (@oedgama) October 4, 2021
Apps voltam a funcionar
Depois de tudo isso, as redes sociais finalmente voltaram a funcionar na tarde desta segunda-feira (4). Os usuários, claro, comemoraram o retorno. No entanto, o motivo da queda ainda segue misterioso e nenhuma empresa deu um posicionamento oficial sobre os erros registrados.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Vai viajar pela BR-163? Confira os trechos interditados nesta sexta-feira
As interdições ocorrem para a realização de obras e serviços de melhoria da pista
Mais de 6 mil cartinhas já foram ‘adotadas’ na Campanha Natal dos Correios em MS
Números deste ano devem superar as expectativas de 2023, quando quase 10 mil ‘padrinhos’ adotaram as cartinhas
Ministério do Desenvolvimento entrega vans para oito municípios de MS; confira quais
Entrega aconteceu na sede da Assomasul com a presença de autoridades estaduais e federais
Paralisação de motoristas atenderia interesses do Consórcio Guaicurus, afirmam funcionários
Presidente do Sindicato nega e diz que paralisação é ferramenta para pressionar reajuste salarial
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.