Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Fim do drama: crise das redes sociais acaba e apps voltam a funcionar

Depois de muitas horas vivendo na 'pré-história' os internautas comemoram o retorno das redes sociais: Facebook, Instagram e WhatsApp
Arquivo -
Redes sociais voltaram a funcionar agora no período da tarde
Redes sociais voltaram a funcionar agora no período da tarde

Os usuários da Internet passaram por momentos de tensão nesta segunda-feira (4), quando, logo pelo fim da manhã, a trindade das – Facebook, Instagram e WhatsApp – simplesmente parou de funcionar e deixou todo mundo à mercê do tão glorioso retorno. Apenas o e o Telegram se mantiveram firmes às variações e continuaram executando as suas funções normalmente. No entanto, os momentos de angústia acabaram! No fim desta tarde, as redes sociais voltaram a funcionar.

Porém, várias coisas aconteceram nesse meio tempo. Pronunciamentos oficiais, memes no Twitter e sucesso do Telegram marcaram a conturbada manhã desta segunda. Acompanhe com a gente como tudo isso aconteceu.

Colapso das redes sociais

Usuários das principais redes sociais foram pegos de surpresa no final da manhã desta segunda-feira (4) quando, em colapso geral, todos os aplicativos de pararam de funcionar.

O site Downdetector registrou pico de reclamações de instabilidade para o WhatsApp, Facebook, Messenger e Instagram. Apenas o Twitter e o Telegram, como sempre, seguiram intactos e funcionando normalmente.

O que diz o Facebook

O motivo da queda, segundo resposta do Facebook enviada ao G1, ainda está sendo investigado, mas não parece estar relacionado a qualquer ordem judicial. Há alguns anos o Whatsapp chegou a ser bloqueado no Brasil por conta disso, mas a situação atual não é a mesma.

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização assim que possível”, declarou representante do Facebook. Não há previsão para a volta da operação das plataformas.

À CNN Brasil Business, o WhatsApp afirmou que “está investigando o motivo dessa instabilidade” e que irá “compartilhar novidades” assim que tiver completado a investigação. As empresas também fizeram pronunciamentos oficiais no Twitter para acalmar os nervosos dos usuários:

O WhatsApp, por exemplo, disse que “está ciente de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento”. “Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui assim que possível”, afirmou.

Facebook também usou o Twitter para se posicionar sobre a situação. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse a empresa.

Instagram, por sua vez, afirmou que a rede social e “seus amigos estão passando por um momento difícil”. “Tenha paciência conosco, estamos trabalhando nisso”, disse.

Chuva de memes

Apesar de todos dos esforços das empresas, a Internet – especialmente os usuários brasileiros – não deixa barato. Hoje, a web foi bombardeada de memes relatando o problema com as redes sociais e, claro, exaltando o Twitter.

Não para por aí. Apesar de ser uma situação chata para muitas pessoas, quem tirou bastante desse colapso foi o Telegram. Eleito ao cargo líder na categoria de aplicativo de mensagens, parece que a liderança do WhatsApp caiu por terra nesta manhã. Os usuários, claro, foram atrás da 2ª opção e bombaram a rede social.

Telegram ocupou liderança hoje

Já que o WhatsApp ficou sem sinal, as pessoas logo apostaram no plano B e migraram para o Telegram. Desde usuários que reativaram a conta até a criação de novos perfis, o programa vem reunindo cada vez mais audiência desde o início do colapso digital.

A hashtag “Telegram”, aliás, ficou entre as mais comentadas do Twitter, por onde usuários relatam o problema com as três outras redes sociais. De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, realizada pela Infobit, o Telegram já está em 53% dos smartphones dos brasileiros. Apesar do app ainda ser visto como segunda opção, ele conseguiu aproveitar o topo por alguns breves momentos.

 

Apps voltam a funcionar

Depois de tudo isso, as redes sociais finalmente voltaram a funcionar na tarde desta segunda-feira (4). Os usuários, claro, comemoraram o retorno. No entanto, o motivo da queda ainda segue misterioso e nenhuma empresa deu um posicionamento oficial sobre os erros registrados. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Jean Lucas em Bahia x São Paulo

São Paulo perde para o Bahia com brilho de Willian José e vê Rogério Ceni quebrar tabu

portão cai sobre cabeça e menina morre santa casa campo grande

Portão cai na cabeça de Sophie, Santa Casa dá alta e menina morre em Campo Grande

Morre Ronald Fenty, pai de Rihanna, aos 70 anos

Trança meio presa é tendência e Michelle Oliveira mostra o porquê

Notícias mais lidas agora

MP rebate JBS e diz que constatou fedor em todas as vistorias no frigorífico: ‘cheiro intenso’

Polícia vai investigar demolição clandestina de imóvel histórico em Campo Grande

orla do aeroproto

‘Muro de metal’ esconderá observação do pôr do sol na Orla do Aeroporto de Campo Grande?

Novo presidente da CBF projeta mais investimentos no futebol feminino

Novo presidente da CBF projeta mais investimentos no futebol feminino

Últimas Notícias

Esportes

Red Bull Bragantino vence Vasco em São Januário e assume a liderança do Brasileirão

Esta foi a segunda derrota seguida do Vasco no Brasileirão, que tinha perdido para o Fluminense, por 2 a 1, na rodada anterior

Polícia

Dívida por corte de cabelo termina em ameaça de morte em Campo Grande

Devendo o profissional, cliente caloteiro se recusou a pagar pelo atendimento

Polícia

Motorista procura delegacia após ser banido de aplicativo por denúncia de agressão sexual

Condutor afirma não ter se envolvido em qualquer tipo de agressão dessa natureza

Polícia

Idoso de 81 anos é ferido com golpes de facão por mulher em Campo Grande

Polícia chegou ao local e encontrou idoso com o corpo todo coberto de sangue