MidiaMAIS

Engenheiro de Campo Grande vira febre no TikTok mostrando rotina de obras em MS

Rafael cresceu no bairro Tiradentes e, hoje, aos 28 anos, tem feito enorme sucesso na internet com vídeos de humor

João Ramos Publicado em 19/07/2021, às 07h52

Juntando Instagram e Tiktok, engenheiro já conta com quase 100 mil seguidores
Juntando Instagram e Tiktok, engenheiro já conta com quase 100 mil seguidores

Desmistificar um trabalho árduo nas redes sociais é tarefa fácil para quem tem talento. O engenheiro civil campo-grandense Rafael Nunes está bombando no TikTok e no Instagram, produzindo conteúdos originais que mostram a rotina de obras pela Capital sul-mato-grossense. Apesar da segmentação do assunto, o trabalho na internet tem atingido todos os públicos e está fazendo o maior sucesso.

"Eu comecei em 2015, 2016... Via esse negócio da internet, do Instagram e meu pai visitava muito os clientes, ele saía de porta em porta para atender e eu falei: Pô, a gente tá na geração da internet, o alcance é maior, mais rápido. Eu não vou ficar visitando. Eu posso, na internet, gerar conteúdo, impulsionar e alcançar muito mais pessoas. Eu peguei uma reforma, entreguei essa reforma, e impulsionei ela. Aí eu falei é isso: eu tenho que ficar na internet e gerar conteúdo", contou ele ao Jornal Midiamax.

Atualmente, o influencer já conta com mais de 57 mil seguidores no Tiktok e 36 mil no Instagram. Rafael tem conquistado cada vez mais internautas com vídeos engraçados e conteúdo de humor em geral na construção civil. "Já é da minha personalidade, da minha identidade, então tem muita gente que pergunta 'como eu faço pra fazer um vídeo engraçado?', mas será que a pessoa é dessa forma também? Já era meu jeito brincalhão, eu gosto muito de dançar, coloquei minha essência, minha identidade nos vídeos e começou a dar certo", afirma.

"Entramos nessa parte do humor pensando em tirar a dor de cabeça, esse peso que é desgastante na construção civil. A construção civil é um negócio muito sério, tem que ser tudo calculado, tudo certinho, não pode dar nada errado, você tem que lidar com várias pessoas, funcionário, fornecedor, cliente... então, foi uma forma da gente deixar o ambiente mais leve, tranquilo, das pessoas gostarem de trabalhar na construção", pontua.

Conteúdo engraçado, planejamento sério

Apesar do humor e das brincadeiras, Rafael e sua equipe montaram um cronograma para construir uma imagem de forte credibilidade nas plataformas digitais. Um dos vídeos já conta com mais de 5 milhões de views no TikTok, seu recorde individual, até então.

"Não posso gerar só conteúdo engraçado, senão eu viro uma página de meme e aí eu perco a minha credibilidade, então eu sempre faço um conteúdo de um projeto que eu estou iniciando, um conteúdo de engenharia, alguma coisa técnica, um conteúdo entregando a obra, mostrando que eu entrego, e um conteúdo engraçado. Então, a gente mescla essa sequência. Eu tento agregar tudo isso para não ficar um conteúdo maçante", diz.

@rafaelaobra

Dica para execução do baldrame na sua obra 👷🏼 ##engenharia##construcao##arquitetura##obras##arquiteto##reforma

♬ som original - Rafael a Obra

"Se você entrar hoje em qualquer Instagram, de Campo Grande ou do Brasil, ninguém faz. Quem começou com essa parte de humor, essa coisa engraçada, fui eu. Me orgulho e nem tenho medo de falar isso, porque eu sei que foi a gente que começou a mudar isso de construção ser só um negócio sério e não poder fazer um humor desse lado".

O engenheiro, de 28 anos, tem seu palpite sobre o que explica tamanho sucesso. "Eu acredito que a simplicidade, o conteúdo autoral que não tinha e que quebrou paradigmas: a gente mostrou que consegue entender de engenharia civil sendo bem-humorado. As pessoas, quando viram isso, falaram 'caraca dá pra fazer, que legal, é engraçado. ficou bacana', e aí por isso eu acredito que teve esse alcance", argumenta.

Feedback mais que empolgante

Ao todo, os vídeos já ultrapassaram 10 milhões de visualizações nas contas oficiais, sem contar as páginas que repostam. O trabalho tem tido um alcance enorme e motivado muita gente. Rafael sempre recebe mensagens inspiradoras de profissionais e aprendizes que se espelham e "mudam de vida" por causa de seu conteúdo.

@rafaelaobra

PARTE 2 - Nossa equipe sabe tudo de obra 🤣🚀 ##viral##humor##danca##engenhariacivil##arquitetura##humortop3

♬ som original - Rafael a Obra

"Isso é gratificante demais. A gente se sente realizado, mais do que fechar uma obra e entregar uma casa. [É indescritível] quando a gente recebe uma mensagem 'Rafael, você mudou minha vida, desde quando eu comecei a te acompanhar, eu mudei meu jeito de ver as coisas, meu formato de trabalhar, hoje eu trabalho melhor. Obrigado pelos seus conselhos e pelas suas mensagens'", relata o profissional ao MidiaMAIS.

Os elogios vão além e valem mais que qualquer dinheiro, segundo o engenheiro. "Muitas pessoas mandam 'Rafael, essa sua alegria é contagiante, não é porque é a alegria de um ser humano, isso é o poder do espírito santo. Você consegue contagiar as pessoas de uma forma simples, uma forma engraçada'. Isso paga o meu trabalho, é o salário do meu trabalho receber essas mensagens e esses elogios", afirma.

@rafaelaobra

E aí, na sua cidade os pedreiros são assim também ? ##viral##humor##dança##obras##condominio##aniversário##construcao##engenheiro

♬ som original - Rafael a Obra

Contando com uma equipe responsável por criar, roteirizar os vídeos e postagens em geral, Rafael diz que tudo é muito planejado. O trabalho é sério e tem rendido excelentes frutos. Ele está ganhando patrocínio, recebidos, e fechando muita obra por causa de seus vídeos. A procura aumentou bastante e o conteúdo na internet quebrou o atendimento sério e formal.

Segundo o engenheiro, o cliente já chega brincando. "Tem uns que já falam logo 'Pelo amor de Deus, você não vai fazer essa dança na minha obra'. Ficou muito mais fácil, muito mais simples, confortável e prazeroso. Um lazer e um trabalho sério. Tocar obra já é uma loucura, é estressante, é desgastante, mas quando a gente veio com esse lado do humor, ficou mais leve", conclui.

@rafaelaobra

Qual é a relação entre eng. X Arquitetos aí na sua cidade ? Marque aquele colega de profissão 👷🏼##engenharia##arquiteto##construcao##obras

♬ som original - Rafael a Obra
Jornal Midiamax