Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Enem: saiba quando serão divulgados os gabaritos oficiais

Os gabaritos oficiais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 serão divulgados até o terceiro dia útil após a realização da última prova, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. O último dia de prova impressa será no domingo (24), assim, o gabarito do […]
Arquivo -

Os gabaritos oficiais do Exame Nacional do (Enem) 2020 serão divulgados até o terceiro dia útil após a realização da última prova, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame. O último dia de prova impressa será no domingo (24), assim, o gabarito do impresso 2020 deve ser liberado entre os dias 25 e 27 de janeiro.

No primeiro dia de aplicação da prova impressa, os participantes responderam questões de ciência humanas e linguagens. Já no próximo domingo (24), segundo dia do exame, será a vez de responder questões de ciências da natureza e .

Já as provas do Enem Digital serão aplicadas nos domingos 31 de janeiro e 7 de fevereiro e os gabaritos estão previstos para serem divulgados entre os dias 8 e 10 de fevereiro. Os participantes podem conferi-los diretamente no site do Inep ou pelo aplicativo do Enem.

Devido à pandemia de Covid-19, o exame obteve uma abstenção recorde de 51,5% dos candidatos inscritos, considerando todos os locais onde houve prova, aplicada em 1.689 municípios – 2.680.697 compareceram para realizar a avaliação. No estado do Amazonas e nos municípios rondonienses de Espigão D’Oeste e Rolim de Moura as provas foram remarcadas para 23 e 24 de fevereiro.

 

Método TRI

Diferentemente da maioria das provas de vestibulares, o resultado final do Enem 2020 não pode ser calculado fazendo a soma do número de acertos pelo gabarito, pois a avaliação é corrigida pelo modelo matemático de Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse sistema considera para o cálculo da nota a consistência da resposta segundo o grau de dificuldade de cada questão.

As questões são divididas nos níveis fáceis, médio e difícil. Essa forma de avaliação considera a coerência, assim, o candidato que acertar muitas questões difíceis e errar muitas questões fáceis não terão uma nota relativamente alta, por não mostrar um “nivelamento” dos acertos, evitando o ganho de pontos por “chute”.

Portanto, dois candidatos que acertarem o mesmo número de questões no Enem não necessariamente terão notas finais iguais. O gabarito serve apenas para que os participantes tenham uma noção do seu desempenho geral na prova. Os resultados individuais serão divulgados na Página do Participante a partir de 29 de março.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Trabalho home office

Empresas podem monitorar o home office? Entenda polêmica que gerou mil demissões no Itaú

Destaque do wrestling, Thamires Machado é flagrada no antidoping e fica fora do Mundial

olimpiadas

Hugo Calderano despacha alemão e avança à semifinal do WTT Champions de Macau

Ministério da Saúde cria comitês para monitorar implantação de terapia para AME no SUS

Notícias mais lidas agora

terenos contas

Em 5 anos, Câmara de Terenos só votou contas do prefeito uma vez; TCE-MS reprovou todas

Onde foram parar as lan houses? Empreendimento ainda tem ‘pé’ no passado, mas se reinventou

Idade média dos ônibus supera em mais de 3 anos limite exigido em contrato, acusa CPI

FALA POVO: Alunos da Orquestra Jovem do Sesc Lageado apresentam músicas clássicas

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Seleção para técnico de enfermagem encerra inscrições na próxima semana

A seleção oferece quatro vagas em caráter temporário para atuação em unidades de saúde de responsabilidade de prefeitura municipal

Cotidiano

VÍDEO: Moradores denunciam homens que atearam fogo em terreno no São Conrado

Nas imagens é possível ver uma Volkswagen Saveiro próximo ao terreno quando o incêndio inicia

Cotidiano

FALA POVO: Grupo de rap Voz do Gueto garante música boa no Lageado

Grupo formado por pai e filhos canta sobre cultura na periferia

Política

Mais da metade dos eleitores não possuem ensino médio completo em MS

Dados do Tribunal Regional Eleitoral indicam que mais de 1 milhão de eleitores não concluíram o Ensino Básico