Mas ou Mais; Porque, Porquê ou Por que; uso correto da vírgula e dos pontos de acentuação, etc.: essas são algumas das normas gramaticais que precisam ser compreendidas, principalmente, pelos estudantes que vão realizar os vestibulares do país e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Nesse processo, o domínio da escrita formal é uma das bases para um bom desempenho na prova.

Estar preparado para a cobrança de gramática no Enem é extremamente importante para conseguir um bom resultado, pois a nota do exame é usada como forma de ingresso nas instituições de através dos programas de governo como o Sisu e Prouni.

Nas questões que envolvem a Língua Portuguesa, a gramática é cobrada de maneira aplicada e contextualizada, geralmente, nas interpretações de texto. Por isso, treinar a escrita, a leitura, saber compreender e interpretar um texto são passos importantes para alcançar uma boa nota no exame.

“Nessa reta final, refaçam as avaliações dos anos anteriores. Foquem em funções da linguagem, gêneros textuais e interpretação de texto. A gramática não deve ser memorizada e, sim, entendida e aplicada aos diversos contextos propostos pela prova”, orienta a professora de Redação e Língua Portuguesa Luiza Menezes, 26.

O momento da redação é um dos mais temidos pela sua importância e peso no momento da distribuição de pontos. Por isso, nos dias que antecedem a prova, muitos estudantes se dedicam a treinar a escrita e revisar as provas dos anos anteriores, principalmente, as dos candidatos que alcançaram nota máxima.

Porém, para além de se preparar intelectualmente, o preparo mental também é preciso, afinal, a ansiedade se torna o pior inimigo do vestibulando quando o assunto é a pouca falta de tempo para organizar as ideias e fazer uma boa avaliação. “O Enem é uma prova de resistência, é preciso estar preparado para muito mais do que apenas conteúdos”, ressalta Luiza.

A profissional dá algumas dicas para evitar que o candidato seja reprovado. “Para não ser desclassificado é preciso evitar desenhos, mensagens religiosas ou políticas, recados ao corretor, palavras e números fora de contexto e assinatura”, conclui a professora.

 

Além dos critérios acima, diversos outros levam à anulação da redação e é preciso estar atento a eles. Listamos, abaixo, os principais:
  • escrever outro tipo de texto que não seja o dissertativo-argumentativo;
  • usar caneta de outra cor que não seja preta;
  • escrever menos de sete linhas, qualquer que seja o conteúdo;
  • escrever o texto total ou predominantemente em idioma estrangeiro;
  • entregar a Folha de Redação em branco
  • escrever texto ilegível, caracterizado quando dois avaliadores independentes não conseguem ler a redação.

 

E-book Enem Check

Para auxiliar em todas as disciplinas cobradas no exame mais esperado pelos estudantes, o Enem, o e-book Enem Check traz um cronograma gratuito de estudos para todas as áreas do conhecimento abordadas nas provas.

Dentre o conteúdo abordado, o material indica filmes, séries e livros que contribuem para complementar os conhecimentos de forma mais espontânea.

O e-book também ajuda a descobrir quais são os assuntos mais cobrados no Enem em todas as disciplinas.

 

Enem 2020

Ao todo, cerca de 5,8 milhões de estudantes estão inscritos no exame, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). O , que foi adiado para este ano por causa da pandemia do novo coronavírus, terá uma versão impressa a ser realizada nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Até o momento não há previsão de novo adiamento das provas, conforme anúncio do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes.

Para tanto, serão adotadas medidas de segurança em todos os dias de aplicação do exame, tanto para a avaliação impressa quanto digital. Dentre as medidas anunciadas pelo Inep estão: redução de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes; uso obrigatório de máscaras de proteção da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de eliminação do exame e disponibilização de álcool em gel em todos os locais de aplicação.

Quem for diagnosticado com Covid-19 ou apresentar sintomas dessa ou de outras doenças infectocontagiosas até a data do exame não deverá comparecer ao local de prova e precisará entrar em contato com o Inep pela Página do Participante, ou pelo telefone 0800-616161, para pedir reaplicação do exame.

 

Fonte: Agência