Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Dia Mundial Sem Tabaco: os efeitos do cigarro na saúde da pele e dos cabelos

Neste 31 de maio, Dia Mundial Sem Tabaco, desvendamos os efeitos do cigarro na beleza
Arquivo -

Pele opaca, cabelo seco, pele seca ou mesmo envelhecimento prematuro, esses são alguns motivos superficiais para que você nunca comece, ou tenter parar de fumar. Neste dia 31 de Maio é celebrado o Dia Mundial Sem Tabaco, destinado a conscientização contra essa droga que ainda é lícita no , mesmo sendo tão prejudicial à saúde. A data foi criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao .

Anualmente, no Dia Mundial sem Tabaco, o INCA promove e articula uma grande comemoração nacional sobre o tema com as secretarias estaduais e municipais de saúde e de educação dos 26 Estados e e com outros setores do Ministério da Saúde e do governo federal que integram a Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco (CQCT/OMS).

O tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina. A pandemia de Covid-19 pode ser um estímulo para o cuidado com a saúde, incluindo a cessação do tabagismo. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças, dentre elas, a Covid-19. Além disso, segundo a OMS. mudanças imediatas na aparência também podem ser motivacionais para deixar o vício para trás. 

Os efeitos do tabaco na pele

Os cigarros afetam a aparência da nossa pele, especialmente no rosto. Normalmente, os fumantes aparentam ser mais velhos do que os não fumantes e têm, na maioria dos casos, uma pele opaca ou acinzentada. A carece de brilho e luminosidade. Fumantes estão sujeitos a uma perda de elasticidade da pele, consequência da desidratação. E quando se fala em “desidratação”, se fala em “envelhecimento da pele”.

Cada fumaça de cigarro libera 200.000 radicais livres que atacarão as células da pele. Com a fumaça do cigarro, linhas finas e rugas tornam-se mais pronunciadas; especialmente nos olhos e na boca. Isso se deve principalmente ao ‘beliscar’ da boca a cada tragada de cigarro. Fumar também afeta a circulação sanguínea e pode, portanto, piorar os problemas da rosácea. Esse mau hábito também é um fator agravante na psoríase e nos cistos, seja na virilha ou atrás das orelhas.

Cigarro e cabelo

Fumar não altera apenas a beleza da pele, também têm efeitos nocivos na beleza dos cabelos. Ao fumar, privamos os cabelos dos nutrientes essenciais à sua vitalidade, bem como ao seu brilho (aminoácidos, vitaminas B, oligoelementos …). Isso favorece principalmente o aparecimento de cabelos brancos. Assim, os fumantes têm cabelos grisalhos com mais facilidade e rapidez. Além disso, fumar pode afetar o crescimento do cabelo. A fumaça do cigarro, que contém nada menos que 4000 produtos químicos, danifica o genoma do cabelo e promove a queda.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
senado jornada de trabalho papa

CCJ do Senado aprova fim da reeleição para cargos do Executivo

Netanyahu anuncia morte de líder do Hamas: estamos prontos para encerrar guerra

inss

AGU calcula que pedidos de reembolso de aposentados do INSS já somam R$ 1 bi

IFMS divulga locais de prova dos concursos para docentes e técnicos

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

cedraz ministro tcu

Ministro do TCU destaca incertezas em proposta de leilão da BR-163 e histórico falho da CCR

Com bênção das rosas e venda do bolo de Santa Rita, Paróquia realiza tradicional celebração na Capital

Últimas Notícias

Transparência

ANTT defende redução de duplicação como alternativa para não subir pedágio da BR-163

Com nova proposta, CCR deverá duplicar menos da metade da rodovia

Polícia

Mulher sofre suspeita de fratura no nariz após ser agredida pelo ex-companheiro

Vítima disse que homem bateu a cabeça dela contra a parede durante as agressões

Cotidiano

Consulta ao maior lote do Imposto de Renda da história será aberto nesta sexta-feira

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição"

Famosos

Monique Evans se reconcilia com a filha após desentendimentos

Monique Evans chegou a ser bloqueada por Bárbara Evans nas redes sociais