A língua de boi segue sendo um corte desvalorizado e muita gente torce o nariz de nojo quando o corte é mencionado. Isso se deve, certamente, à aparência da carne que não é lá das mais atraentes.

Apesar disso, o corte tem sido muito apreciado para receitas de forno com molho e também caiu nas graças dos churrasqueiros, devido ao sabor da carne, que é sem igual, e à sua maciez.

No entanto, para que a carne fique boa e macia no paladar, é essencial o preparo adequado, ensinado pelo “Espetinhos do sucesso”. Para fazer um churrasco de língua de boi você vai precisar de:

Ingredientes:

  • Peça de língua (mais ou menos 1 quilo)
  • Folhas de louro e outras ervas à sua escolha
  • Óleo para refogar
  • Alho e cebola picados
  • Sal (pode ser sal grosso) e pimenta a gosto

Modo de fazer:

  1. A primeira etapa de como preparar língua de boi para churrasco é cozinhar na panela de pressão para amaciar a carne.
  2. Fazer isso é essencial, pois a língua é formada por um músculo duro e difícil de mastigar. A língua deve ser cozida em peça inteira. Se você não tiver panela de pressão, pode cozinhar em uma panela normal, mas levará o dobro do tempo.
  3. Com um fio de óleo, refogue o corte e depois cubra com água para cozinhar. Adicione folhas de louro e outras ervas à sua escolha, como alecrim, coentro, salsa, etc.
  4. A peça de língua de boi deve cozinhar na panela de pressão por cerca de 30 a 50 minutos.
  5. Teste a maciez da carne cortando um pedaço e se não estiver no ponto certo, coloque para cozinhar novamente.
  6. Quando a língua estiver cozida e macia, faça a limpeza retirando toda a pele grossa que esteja na peça, deixando só o filé. A pele costuma sair com muita facilidade, pois o cozimento a deixa mole.
  7. Tempere com alho amassado, cebola, sal e pimenta a gosto. Você pode usar o sal grosso para churrasco no tempero. Após isso, a língua vai estar pronta para o churrasco.
  8. Para o churrasco a língua deve ser colocada no espeto. Antes da montagem, corte a peça verticalmente no meio e corte cubos menores para colocar no espeto.
  9. Uma boa forma de dar mais sabor ao churrasco é intercalar no espeto vegetais como cebola e pimentão e também bacon.
  10. Espere até que a carne fique dourada, tendo cuidado para não passar do ponto, tendo em vista que a carne já vai estar cozida.
  11. O churrasco de língua perfeito é aquele que a carne de tão macia fica desmanchando.
  12. Para o acompanhamento do churrasco de língua, você pode preparar uma salada, vinagrete, farofa ou arroz banco. A língua costuma ficar bem com tudo.