Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Cuidado: emoções de raiva, medo, ira e vingança podem causar doenças no corpo

O estado emocional pode gerar sérias complicações à saúde, assim como um pensamento positivo pode fazer com que uma pessoa viva melhor
Arquivo -

Corpo e mente caminham juntos e o que um sente pode afetar diretamente o outro. No caso das nossas emoções, os impactos gerados à saúde podem ser positivos ou negativos, assim como físicos ou psicológicos. Isso porque o ser humano é composto por várias partes: física, psicológica (emoções), social, ambiental, histórico-cultural e religiosa, e todas elas têm grande importância, integram-se e agem juntas.

“Muitas doenças chamadas psicossomáticas têm o componente psicológico afetando o somático, que é o corpo. Como exemplo desses impactos podemos citar a artrite reumatoide, muitas alergias, a gastrite nervosa e tantas outras. Portanto, o estado emocional pode causar uma doença, assim como um pensamento positivo ou uma linguagem mais otimista pode fazer com que uma pessoa viva muito melhor mesmo diante de situações difíceis”, explica o psiquiatra Dr. José Carlos Rosa Pires de Souza.

Emoções consideradas negativas, como a raiva, o medo e a culpa podem acarretar em impactos mais sérios. “Hoje a tão falada psiquiatria e positivas (não que existam as negativas), trabalham mais com os aspectos da positividade, do otimismo, da resiliência, dos fatores de enfrentamento aos estresses da vida em geral. Quando em uma situação de doença, por exemplo, o cérebro recebe como algo ruim, o nosso eixo hipotálamo-hipófise-adrenal produz mais cortisol, o que aumenta o nível de estresse e causa as doenças psicossomáticas”, detalha.

Segundo o especialista, a psiquiatria e a psicologia positivas são essenciais para aliviar emoções como raiva, medo, ira, vingança, entre outras, já que elas voltam negativamente para quem sente.

O médico ressalta que é importante saber controlar as emoções e enxergar o lado bom das coisas. “Quando conseguimos tirar proveito das situações, principalmente das tidas como negativas, instituímos o que chamamos de estratégia de enfrentamento de estresse e isso está ligado à espiritualidade, atividades físicas, relações pessoais e sociais e até mesmo poder contar com uma rede de apoio, como recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Com pensamento e vibração positiva, teremos um corpo bem mais saudável, com menos estresse, hormônios e toxinas negativas”.

Confira algumas repostas do nosso corpo ligadas às emoções:

Medo: o coração dispara e a respiração fica ofegante. O cérebro fica sob efeito dos hormônios do estresse.

Raiva: causa sudorese, aceleração dos batimentos cardíacos e tensão dos músculos. Quando acumulada pode provocar reações inflamatórias.

Tristeza: pode afetar principalmente a imunidade, dificulta o sono e pode aumentar ou diminuir o apetite.

Alegria: capaz de liberar hormônios que relaxam os músculos e fortalecem o sistema imunológico.

Dr. José Carlos ressalta que quando as emoções, sejam elas quais forem, tornam-se prejudiciais de alguma maneira, é hora de buscar ajuda profissional. “Seja esse prejuízo físico, psicológico, social ou nos relacionamentos, não se autodiagnostique, mas procure um profissional de saúde para que ele prescreva o tratamento. É importante também não se automedicar, ainda que com os chamados naturais porque eles também podem causar problemas à nossa saúde”, conclui o especialista.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Por R$ 2,5 milhões, Miranda terá nova creche e escola em 2026

“Se cair, mata alguém”: moradores da Capital temem queda de árvore em chamas

Vai sair? Confira as interdições deste fim de semana em Campo Grande

Vem aí? Britney Spears é cotada para megashow gratuito em Copacabana

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

Carreta carregada com carne tomba no trevo de anel viário em Nova Andradina

Últimas Notícias

Trânsito

Equipe de ambulância envolvida em acidente com morte de jovem na BR-163 é afastada

Em nota, prefeitura de São Gabriel do Oeste disse que o motociclista atravessou repentinamente a pista

Famosos

Ana Maria Braga revela mágoa de Leonardo: ‘Não fala mais comigo’

Durante o Mais Você, Ana Maria Braga pegou todos de surpresa ao revelar uma briga com o cantor Leonardo; entenda o suposto motivo

Política

Bolsonaristas manifestam em Campo Grande e Dourados contra Moraes e Lula

Enquanto na Capital faixas marcam cruzamento de avenidas, em Dourados vice-prefeita adesiva carros

MidiaMAIS

VÍDEO: Mistérios cercam hotel desativado que ganhou fama de mal-assombrado em Dourados

Hotel foi desativado nos anos 2000 e hoje parece até cenário de filme de terror