Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Crematório coloca Campo Grande em destaque mundial em sustentabilidade

Empreendimento recebe certificação que o torna referência absoluta no mundo todo
Arquivo -

Publieditorial

Projetado para transmitir o sentimento de acolhimento e reflexão para quem está passando pelos rituais de despedida de seus entes queridos, o Crematório foi concebido, desde sua obra, para gerar uma egrégora de harmonia, cuidado com o próximo e com o nosso planeta.

Viver em harmonia com o meio ambiente é um assunto tão sério que há inclusive certificações para quem atende a essas medidas. Uma das mais importantes internacionalmente é o LEED, sigla em inglês para Leadership in Energy andEnvironmental ; em português Liderança em Energia e Design Ambiental.

Para receber essa certificação, os projetos são analisados em quesitos como sustentabilidade, eficiência do uso da água e energia, uso de materiais e recursos, qualidade ambiental, dentre outros. O nível da certificação é definido conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 a 110 pontos. O Crematório Campo Grande recebeu a mais alta delas, sendo condecorada com a certificação LEED Platinum, o que o torna o único crematório sustentável no mundo.

O projeto – Desde o início, o projeto do Crematório Campo Grande teve esse objetivo de ser um local de acolhimento e conforto no difícil momento do luto. Executar este projeto com foco na sustentabilidade foi um caminho natural para o cuidado com aqueles que precisam seguir a vida. O projeto concebido pela arquiteta Alessandra Ribeiro concilia o uso de tecnologias e materiais de alta qualidade e prioriza o uso racional de energia, das águas e dos demais recursos naturais, por meio de soluções autossustentáveis. Até mesmo no tratamento da obra em si houve cuidado. Para se ter uma ideia, 92% dos resíduos resultantes do período da construção foram reciclados e reutilizados.

Foto: Divulgação


Outro aspecto importante é que a concepção do projeto de arquitetura, amplo, moderno e inovador, permitiu a escolha de materiais básicos em sua execução. Dessa maneira, foram utilizadas menores quantidades de recursos naturais. Outro ponto que merece destaque é seu projeto hidráulico. O objetivo, segundo o engenheiro Emerson
Tulux, era reutilizar a água da chuva, para irrigação do paisagismo, da jardinagem, para limpeza e outros usos do dia a dia. Para isso, foi construído abaixo dos Columbários e Ossuários um reservatório de água subterrâneo, com a capacidade para armazenar 365 mil litros de água da chuva, o que reduziu em 87% o consumo do local.

No projeto elétrico houve também a preocupação na cogeração de energia, com a instalação de 64 placas, que convertem a luz solar em energia elétrica. Com essa medida, o Crematório Campo Grande tornou-se 57% autossuficiente. Sua produção mensal é de 2.300 kW por hora. Para se ter uma ideia, uma casa com 4 moradores gasta em média 152,2 kW por hora. Além disso, a escolha do sistema de iluminação foi pensada cuidadosamente, com utilização de luminárias e lâmpadas que consomem menos energia, automação dos sistemas e o uso da iluminação natural em grande parte do empreendimento. Com essas e outras medidas tomadas, o projeto do Crematório Campo Grande, diminuiu inclusive suas emissões de carbono. Hoje são menos 24.436,51 lb de CO2 liberados na atmosfera, o que equivale a 331,12 árvores plantadas em menos de um ano de funcionamento do empreendimento.

Falando em natureza, sua integração ao projeto é visível. Em seus 5000 m² de extensão, o que não falta é área verde. O paisagismo e a jardinagem associados ao concreto moderno dão ao empreendimento um grande valor sustentável. “Espero que o Crematório Campo Grande seja um símbolo para as pessoas, que inspire outros empreendimentos e que eles atentem para o fato de que além de trazer o embelezamento e a harmonia, um projeto deve ter preocupação com a natureza e, ainda, trazer arte para o dia a dia das cidades”, pontua Alessandra Ribeiro.

CertificaçãoRicciano Liberalli, da consultoria Petinelli, responsável pela certificação LEED do Crematório Campo Grande, destaca que o equilíbrio presente no projeto foi fundamental para a conquista do título. “O resultado final chama bastante a atenção. É um ambiente extremamente acolhedor e, ao mesmo tempo, é muito bem desenvolvido quanto à arquitetura, às soluções de paisagismo e às soluções estéticas.  Além disso, consegue seguir os requisitos para obter uma certificação Platinum”, pontua.

Foto: Divulgação 


Para Felipe Faria, CEO da Green Building
Council – GBC Brasil, organização responsável pelo selo LEED no país, vale destacar que essa conquista do Crematório Campo Grande é extremamente importante, uma vez que a categoria Platinum é o mais alto nível da certificação LEED no mundo. Hoje, apenas 3% dos empreendimentos certificados chegam a esse nível. Segundo Faria, existem cerca de 50 mil projetos com certificado LEED em cerca de 120 países, dos quais aproximadamente 33 mil estão nos EUA. Isso coloca o Brasil em papel de destaque internacional, tendo o único crematório reconhecidamente sustentável no mundo. Ele afirma ainda que esse caráter exclusivo torna a certificação ainda mais especial, sobretudo por tratar-se de um empreendimento fora do eixo Rio-São Paulo e dos grandes centros. “Vale destacar o protagonismo do Crematório Campo Grande, pois essa certificação o torna uma referência absoluta”, explica.

Sobre – O Crematório Campo Grande está localizado na Avenida Tamandaré, 6.781, – em frente ao Cemitério das Palmeiras. Informações sobre venda de planos e outros serviços oferecidos podem ser obtidos pelo telefone (67) 3361-2940, pelo site http://www.crematoriocampogrande.net ou ainda pelo e-mail contato@crematoriocampogrande.net.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Puxões de cabelo e socos marcam briga entre adolescentes na saída da escola em Ribas do Rio Pardo

30h após morte, família consegue liberação de corpo de idosa na Santa Casa de Campo Grande

bolsonaro

URGENTE: STF forma maioria para condenação de Bolsonaro

Cármen Lúcia: toda ação penal impõe tratamento justo e aqui não é diferente

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

URGENTE: STF forma maioria para condenação de Bolsonaro

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Morador sai para caminhar e encontra lixo hospitalar em praça no Silvia Regina

Últimas Notícias

Brasil

Um a cada três brasileiros aprova governo Lula, diz Datafolha

Percentual é o maior desde dezembro de 2024

Cotidiano

Em MS, 34 municípios estão sob alerta para tempestade nesta quinta-feira

Isso significa que estes locais podem registrar chuvas, ventos intensos e até queda de granizo

Cotidiano

Ventania deixa duas casas destelhadas e causa danos em caixa d’água no Tiradentes: ‘começou a chover’

Em uma das residências, cômodos ficaram inundados por causa dos danos

Cotidiano

Tempo seco coloca cidades de MS em emergência com baixa umidade do ar

Em Campo Grande, umidade do ar é de 13%, enquanto termômetros em Aquidauana marcam 41,2ºC