MidiaMAIS

Com capoeira e desfile afro, Furnas do Dionísio realiza 1º sarau para Dia da Consciência Negra

Evento tem entrada gratuita e promove atividades que valorizam a cultura afro em Mato Grosso do Sul

Nathália Rabelo Publicado em 19/11/2021, às 15h30

Evento acontece no Rancho do Vô Nilso a partir de 8h30 e tem entrada gratuita
Evento acontece no Rancho do Vô Nilso a partir de 8h30 e tem entrada gratuita - Foto: Divulgação

A Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio, localizada nas imediações do município de Jaraguari, a 46 quilômetros de Campo Grande, realiza o 1º Sarau Cultural Consciência Negra, no sábado (20), data em que se comemora o Dia da Consciência Negra. Segundo os organizadores, o evento começa às 8h30, no Rancho do Vô Nildo, com um dia marcado por atividades que valorizam a cultura afro.

“O Dia da Consciência Negra é um momento voltado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data suscita questões como racismo, discriminação, igualdade social, inclusão do negro na sociedade, cultura afro-brasileira, assim como a promoção de atividades que valorizam a cultura africana. Este dia é fundamental para evidenciar as desigualdades e violência que ainda hoje ocorrem na sociedade contra a população negra”, afirma a organizadora do evento, professora Leila Aparecida da Silva.

Programação

Autoridades do local serão os responsáveis por iniciarem a programação de atividades. Em seguida, será feita a apresentação do ofertório, do Engenho Novo, das artesãs das Peneiras e apresentação de capoeira.

Já ao meio-dia haverá almoço com música ao vivo, enquanto às 14 horas terá apresentação de dança dos alunos da Escola Estadual Zumbi dos Palmares, apresentações musicais com artistas locais e, por fim, o desfile afro com um novo olhar sobre os padrões de beleza atualmente impostos pela sociedade.

Às 16 horas, o cantor Tony Massa finaliza a programação. Também haverá exposição de trabalhos realizados pelos alunos da Escola Estadual Zumbi dos Palmares.

Além disso, é proibida a entrada de bebidas, drogas e narguilé. Será necessário levar pratos e talheres para o almoço. A entrada e o almoço são gratuitos.

Serviço

  • 1º Sarau Cultural Consciência Negra
  • Local: Rancho do Vô Nildo, na Comunidade Quilombola Furnas do Dionísio
  • Horário: A partir das 8h30
  • Entrada franca – levar talheres para o almoço.
  • Foto de capa: Neia Maceno.
Jornal Midiamax