Parado há mais de um ano por causa da pandemia de Covid-19, o que integra o MIS-MS (Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul) volta a receber público na sexta-feira (12) com o projeto “Cine Mulher”. Evento marca o retorno das atividades presenciais no espaço respeitando as normas de biossegurança e com entrada gratuita.

“Estamos abrindo para essa experiência com a Sub-Mulher no intuito de avaliarmos o retorno das atividades de Cinema presenciais porque muitos grupos e pessoas têm nos provocado com interesse nas sessões que sempre foram especiais, pelos filmes e pelas conversas após a sessão”, disse Marinete Pinheiro, coordenadora do Museu.

Assim, o projeto “Cine Mulher” exibirá filmes e documentários sobre violência de gênero, violências doméstica e familiar, relações sociais de gênero e direitos humanos. O primeiro filme será o “Only Mine (Somente Minha)”, suspense de 2019 que conta a história de um policial que parecia encantador, até se transformar em um perseguidor obsessivo da namorada.

[Colocar ALT]
Museu da Imagem e do Som (Foto: de França/Midiamax)

Em seguida, o debate vai propor diálogos sobre direitos, preconceito étnico/racial, discriminação, preconceitos, empoderamento, participação nos espaços de poder, exploração sexual, tráfico de mulheres, autonomia e empreendedorismo.

Segundo Marinete, a sala de cinema tem capacidade para 70 lugares, mas volta a funcionar com metade da ocupação, ou seja, 35 cadeiras. As pessoas vão se sentar respeitando o distanciamento entre as cadeiras. Além disso, será obrigatório o uso de máscara e álcool em gel.

As sessões acontecerão mensalmente no MIS, no período vespertino. Vale lembrar que o retorno do MIS-MS ao público acompanhou a reabertura da (Fundação de Cultua de Mato Grosso do Sul), em .

Reabertura da FCMS

O prédio da FCMS voltou a abrir normalmente ao público no dia 25 de outubro. Segundo a Fundação, apenas alguns eventos e ações pontuais estavam acontecendo no espaço, especialmente na Biblioteca Estadual Dr. Isaias Paim, que voltou a funcionar em setembro.

O MIS-MS (Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul), que está instalado no mesmo prédio, também voltou a receber o público para exposições. Mesmo com a retomada, as normas de biossegurança, como uso de máscara, são obrigatórias.

“Teve um momento que foi bem restrito, as pessoas realmente não podiam entrar sem autorização. Depois foi flexibilizando e hoje decidiu abrir para o público […] a gente está nessa expectativa, parece que a gente fica esperando o normal, como era antes, mas de olho em todos os cuidados que a gente deve ter”, conta Marinete Pinheiro, ao Jornal Midiamax. No espaço, também se encontra o APE (Arquivo Público Estadual).

Serviço

Projeto Cine Mulher

  • Data: 12 de novembro de 2021
  • Horário: 14h
  • Local: MIS (Museu da Imagem e do Som de MS) – Av. Fernando Correa da Costa, nº 559, 3º andar, Campo Grande / MS.
  • Filme: Only Mine (Somente Minha)
  • Evento aberto ao público. Entrada franca.