MidiaMAIS

Aprenda a fazer molho de tomate caseiro e perfeito para não comprar mais no mercado

Você nunca mais vai precisar gastar dinheiro no mercado depois de fazer esse delicioso molho de tomate caseiro

Nathália Rabelo Publicado em 24/09/2021, às 15h10

Molho de tomate caseiro
Molho de tomate caseiro - Foto: Reprodução

Toda família tem a sua receita preferida de molho de tomate caseiro. Agora imagine um molho encorpado, de vermelho intenso, sabor adocicado e acentuado de tomate, com aroma fresco do fruto ou de temperos usados com excelência, como o manjericão.

Muitos chefs de cozinha preferem os tomates do tipo italiano. Outros não abrem mão do Débora (ou usam os pelatti, enlatados). O fundamental é que ele esteja maduro, saudável, bem vermelho e firme — não pode estar a ponto de estragar. Para ter certeza, corte-o ao meio e veja como está dentro: o ideal para fazer molho é ter polpa e pouca água. Ao provar, não pode estar muito ácido. Com bons tomates, você estará a meio caminho do molho perfeito.

Confira os próximos passos. 

Ingredientes

  • 1 kg de tomate tipo Débora;
  • 1 punhado de manjericão fresco;
  • 12 colheres (sopa) de azeite extravirgem;
  • 5 dentes de alho;
  • 1 colher (sopa) de sal.

Modo de preparo - molho de tomate caseiro

  1. Escolha os tomates maduros, bem vermelhos e firmes. Lave um a um em água corrente. Em seguida, retire a 'tampa'.
  2. Os tomates têm de ser cortados em quatro, como pétalas de rosa. Retire qualquer parte escura ou danificada. Se estiver verde por dentro, não serve para o molho.
  3. Coloque os tomates em uma panela e leve ao fogo por aproximadamente 15 minutos, para apenas amolecer. Tampe a panela e mexa de vez em quando. Reserve.
  4. Em outra panela, coloque o azeite extravirgem. O azeite ajuda a conservar o molho por mais tempo, depois de pronto.
  5. Descasque os dentes de alho e faça cortes verticais, sem parti-los ao meio. Eles vão tirar a acidez do molho. Coloque-os na panela e deixe dourar.
  6. Lave bem e seque com papel toalha as folhas frescas de manjericão. Coloque na mesma panela já com o azeite e o alho. Mexa e desligue o fogo. 
  7. Com a ajuda de uma máquina de passar tomate ou uma peneira, retire toda a polpa do tomate. Semente e pele não serão usados. Não use o liquidificador.  
  8. Paciência é a palavra-chave para fazer um bom molho. Coloque toda a polpa na panela, acerte o sal e cozinhe por duas horas, sem tampar a panela. 

Teste a receita e comente o resultado final no Clube de Receitas do Midiamax. Participe do nosso grupo do Facebook.

Jornal Midiamax