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Após apagão global, WhatsApp, Facebook e Instagram têm volta gradativa

As seis horas sem comunicação nessas plataformas deixaram os usuários angustiados

Nathália Rabelo Publicado em 04/10/2021, às 17h58

Redes sociais voltaram a funcionar aos poucos
Redes sociais voltaram a funcionar aos poucos - Foto: Reprodução

Após mais de seis horas em completo “apagão”, o Facebook, Instagram e WhatsApp, todos do mesmo grupo empresarial, tem volta gradativa a partir do fim da tarde desta segunda-feira (4). No Twitter, onde as pessoas relataram os erros e perrengues que passaram durante o dia, vários usuários comemoram o retorno das redes sociais.

Tudo começou quando usuários das principais redes sociais foram pegos de surpresa no final desta manhã quando, em colapso geral, todos os aplicativos de relacionamento pararam de funcionar.

O site Downdetector registrou pico de reclamações de instabilidade para o WhatsApp, Facebook, Messenger e Instagram. Apenas o Twitter, como sempre, segue intacto e funcionando normalmente. Inclusive, por lá, o assunto mais comentado do momento é justamente o "WhatsApp". 

Pouco se sabe sobre o que causou a queda, mas especialistas já tem uma hipótese. Oficialmente, as plataformas reconheceram a falha global e afirmam que trabalham para solucionar o problema. Entre especialistas, a principal hiótese é que se trate de um erro de DNS, que é como um GPS ou "agenda de contatos" responsável por levar os internautas às páginas.

Antes de Mark Zuckerberg, o primeiro executivo da empresa a se pronunciar foi Mike Schroepfer, diretor de tecnologia do Facebook.

"Sinceras desculpas a todos os afetados por interrupções nos serviços do Facebook no momento. Estamos enfrentando problemas de rede e as equipes estão trabalhando o mais rápido possível para depurar e restaurar o mais rápido possível", disse.

No Twitter, internautas comemoram a volta gradativa dos aplicativos:

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