MidiaMAIS

Aloe Vera: a suculenta que pode ser usada no cabelo e couro cabeludo

Também conhecida popularmente como Babosa, a planta pode contribuir para a saúde capilar

Carlos Yukio Publicado em 01/06/2021, às 15h30

(Reprodução, Pixabay)
(Reprodução, Pixabay)

A babosa é uma planta medicinal, também conhecida como Aloé vera, Caraguatá, Erva babosa, Babosa de botica ou Babosa de jardim, que pode ser utilizada em diferentes cuidados de beleza. A aloe vera é rico em vitaminas A, C e E. Essas vitaminas podem ajudar a promover o crescimento saudável das células, incluindo as células do cabelo.

Além disso, o aloe vera também contém vitamina B-12 e ácido fólico, que podem ser úteis na promoção de cabelos saudáveis. Assim, pode ser benéfico aplicar o aloe vera no cabelo e couro cabeludo. Isto pode ser feito aplicando o gel puro ou produtos para o cabelo que contenham o ingrediente.

1. Tratar a queda de cabelo

A babosa ajuda na produção de colágeno e, por isso, ajuda a fixar melhor os fios de cabelo no couro cabeludo. Além disso, por possuir minerais e água, fortalece todo o fio, tornando-o mais forte e menos quebradiço.

Como usar: juntar 2 colheres (de sopa) de gel de babosa com 2 colheres (de sopa) de óleo de coco, misturar bem e aplicar sobre todo o cabelo. Deixar atuar por 10 a 15 minutos e depois remover com água fria e shampoo. Este processo apenas deve ser repetido 1 vez por semana.

2. Hidratar o cabelo e estimular o crescimento

A babosa possui enzimas que ajudam a remover as células mortas do couro cabeludo, além de ser uma ótima fonte de hidratação e minerais para os fios e couro cabeludo. Dessa forma, o cabelo cresce mais rápido e forte.

Como usar: juntar 2 claras de ovo com 2 a 3 colheres de sopa do gel interior das folhas da babosa, misturar bem e aplicar sobre o cabelo, garantindo que as raízes ficam bem cobertas. Esperar 5 minutos e remover com água fria e shampoo.

3. Eliminar a caspa

Por conter enzimas que eliminam as células mortas, a babosa, é uma planta que pode ser usada no tratamento da caspa, uma vez que a caspa é formada por placas de células mortas.

Como usar: misturar 2 colheres (de sopa) de gel de babosa com 1 colher (de sopa) de mel e 2 colheres (de sopa) de iogurte natural. Usar a mistura para massagear o couro cabeludo por cerca de 15 minutos e, depois, deixar repousar por 30 minutos. Por fim, lavar o cabelo com uma shampoo anti caspa. Esta máscara deve ser feita apenas 1 vez por semana.

Jornal Midiamax