Aos poucos, elas vão se mostrando. Lentes de uma câmera trap registraram dois filhotes e uma fêmea de onça-pintada na Reserva Acurizal, em Corumbá (MS). A câmera funciona por movimento e infravermelho, ou seja, quando um animal passa pela frente do equipamento, o mesmo é acionado e então realiza fotos e/ou vídeos do momento.

Nova no pedaço, a mãe foi vista pela primeira vez na região e, por isso, ainda não tem um nome. Este trabalho de monitoramento faz parte do programa ‘Felinos Pantaneiros’, que integra as atividades do IHP (Instituto Homem Pantaneiro). As câmeras trap geralmente são instaladas em troncos de árvores, localizados em trilhas utilizadas por animais, ou locais de forrageamento, onde eles buscam por recursos alimentares.

O médico veterinário responsável pelo programa, Diego Viana, explica que “o fato de avistarmos também os filhotes, mostra a importância da Rede de Proteção e Conservação da Serra do Amolar para a manutenção da população de onças-pintadas e outras espécies ameaçadas de extinção, que são encontradas na região”.

Recentemente, graças à parceria do Instituto Homem Pantaneiro com a WAP (Word Animal Protection), foi possível adquirir mais oito câmeras, o que favorece registros como este e mais possibilidades de pesquisa e preservação.

Confira a gravação da onça-mãe com seus filhotinhos fofos:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Instituto Homem Pantaneiro (@ihp_pantanal_)