No decorrer da vida, o ser humano lida com traumas para solucionar os problemas. Enfrentá-los, para alguns, é como dar de cara com sentimentos e experiências que despertam angústia e impotência, podendo levar adultos a agirem como crianças em algumas circunstâncias.
Este fenômeno é um mecanismo de defesa chamado regressão infantil, que, segundo o psicanalista Sigmund Freud, leva a pessoa à uma reversão temporária como forma de lidar com impulsos considerados inaceitáveis perante a sociedade, como fazer xixi na cama e até a utilização de objetos terapêuticos voluntários, como a chupeta, que induz a inúmeras alterações na arcada dentária.
Hábito fora de idade e suas consequências
A utilização da chupeta na fase inicial da criança é normal, mas após os 4 anos de idade, se persistir ou voltar devido à regressão, os cuidados devem ser redobrados, explica o Dr. Edmilson Pelarigo, Diretor Clínico da OrthoDontic.
“Se o hábito virar rotina pode gerar más oclusões na arcada, onde a pessoa terá de ir atrás de um aparelho ortodôntico para correção, podendo até mesmo ter que fazer cirurgia”, comenta o especialista.
O odontólogo ainda alerta sobre o ato de chupar o dedo. “O mesmo vale para aqueles que vivem com o dedo na boca. É um ato que traz riscos enormes à boca”, complementa.