Unidos do Aero Rancho levará a comunicação e críticas sociais para a Passarela do Samba
Aos 28 anos de história e uma das mais jovens Escolas de Samba em Campo Grande, a GRES Unidos do Aero Rancho trará a comunicação social como tema 2020
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Aos 28 anos de história e uma das mais jovens Escolas de Samba em Campo Grande, a 3 vezes campeã do antigo grupo de acesso GRES Unidos do Aero Rancho trará temas que permeiam o que a tecnologia hoje deixou imprescindível: a comunicação social. O enredo de 2020 da verde branca será “A semente do bem e do mal não vem das antenas de TV. A arte da vida humana na comunicação social”.
A Escola de Samba Unidos do Aero Rancho nasceu de uma brincadeira feita por 12 foliões apaixonados pelo Carnaval. Os moradores se reuniram para comemorar a folia de Momo e, em 1991, decidiram legalizar o grupo e transformar em Escola de Samba. Alberto Vieira de Mattos assumiu a presidência 6 anos depois e até hoje comanda a Verde e Branco. Em 2019, o tema foi a Bahia.
Baseando-se em pesquisas feitas em jornais locais, para o Carnaval 2020 a Unidos da Aero Rancho levará críticas aos problemas sociais, como ao preconceito, às fake news e ao imediatismo moderno, além de representatividade com uma ala LGBTQ+ . O desfile será encabeçado pelo grupo teatral Falta 1 e por outras 9 alas.
“Decidimos mostrar para a comunidade que não é a mídia apenas que erra, há muito por trás. Antes era mais difícil as notícias chegarem a todos. Cada ala nossa traremos um repórter para simbolizar a necessidade da comunicação”, conta a professora e secretária da GRES Silvia Cerqueira.
A modernidade é uma das temáticas abordadas e encenadas pela Escola. Uma das propostas é mostrar como o ser humano se tornou dependente dos dispositivos móveis e toma informações como verdadeiras ao espalhar notícias por redes sociais. Outra problemática é a carência virtual e mudança no emocional das pessoas por causa da tecnologia.
“Tudo é muito rápido. Os relacionamentos acabam por conta do imediatismo. Tem pessoas que se você deixa de mandar mensagem, ou esquece, e elas ligam desesperadamente. Queremos que as pessoas se vejam na situação e se identifiquem”, relata Silvia.
A secretária destaca a necessidade da união no tempo do Carnaval para que a festa seja mais completa e frisa a dificuldade em encontrar foliões para desfilar, mesmo a Escola doando as fantasias e alegorias. As parcerias com grupos e projetos sociais são primordiais.
“Para trazermos a inclusão precisamos de muita gente. É como a comunicação. Fomos a vários veículos pedindo para colaborarem conosco. Quanto mais pessoas colocarmos melhor ficará o Carnaval. A gente faz um milagre”, conta Silvia Cerqueira.
A escola também usará do desfile como forma de protesto com a comunicação atual e representações de elementos da história do Brasil. Desigualdade social, homofobia, feminicídio e a corrupção são alguns dos temas que serão abordados pelo carnavalesco Manoel Lemos.
“A mídia são os olhos e a boca do povo. Vamos representar de uma forma que não seja explosiva para levar esses temas para o público e para os políticos”, frisa Manoel.
A Escola do bairro Aero Rancho tem pretensão de levar pelo menos 200 foliões à Passarela do Samba, mas o destaque ficará com a Rainha de Bateria Elysa Cerqueira da Silva Flores que desfilará grávida de 9 meses e de sapatilhas. O samba enredo oficial foi lançado no último sábado (15) durante show de prêmios e tem composição de Rodrigo Casanova e Luiz Carlos Atagiba.
Confira o samba-enredo 2020 do Unidos da Aero Rancho abaixo:
Sou eu, sou eu
Sou eu
Sou José, sou Maria Maria João,
Carregando o Aero Rancho no meu coração
E na cor da camisa verde e branca, levo paz e esperança,
Sou eu
Levo sonho na mente, poeira nos pés
Levo boa notícia, faço meus papéis
E antes de nascer Deus me fez campeão, campeão
No papo de quinta, a notícia é de primeira,
É via internet ,Nossa luta é verdadeira,
Queremos esgoto asfalto
Hashtag Aero Rancho ,Cada vez Melhor, cada vez Melhor!
E na televisão
Vemos homens de preto (eleitos na)e a corrupção
Tendo luxo à custa da nossa nação
E ameaçando a liberdade de expressão.
Do povo de bem !
Uooo
Uoooo ooo salve o Brasil não deixe o estrangeiro secar nossos rios. ( não não não não meu irmão deixe não)
Uooo
Uoooo ooo não deixe não
O fogo queimar a mata da nossa nação
Alegria mesmo é futebol no Terrão(2x)
Sou eu, sou eu..
Notícias mais lidas agora
- Embaixadora do samba e benzedeira, familiares se despedem de Dona Cida em Campo Grande
- Homem é morto em confronto com a Polícia após roubar carro e fugir para rodovia
- Homem é encontrado morto em casa no Carandá Bosque
- Ano termina sem solução para moradores do Nova Campo Grande: ‘final de ano no fedor é difícil’
Últimas Notícias
Confira as atribuições das novas pastas da Casa Civil e Articulação Regional de Campo Grande
Reforma trouxe novidades na estrutura da administração direta de Campo Grande
Apesar de versões contraditórias, suspeito de matar mãe com pá fica em silêncio em interrogatório
Suspeito teve a prisão preventiva decretada após a prisão na última sexta-feira (27) no Parque Residencial União
Operação Piracema: Cinco são autuados com 116 kg de pescado em MS
Dois casos foram registros no Rio Aquidauana
Morre Renato Tommaso, baixista do Jota Quest, aos 54 anos
Baixista do Jota Quest, Renato Tommaso deixou a esposa Dani Tommaso e a filha arquiteta Renata, de 26 anos; saiba detalhes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.