Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

UNESCO decide nesta semana se Tereré será Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Durante a reunião de quinta-feira (17) será votado pela UNESCO candidatura das “Práticas e Saberes Tradicionais Tereré na cultura Pohã Ñana”
Arquivo -

Entre 14 a 19 de dezembro, as sessões do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da UNESCO são realizadas online. Durante a reunião de quinta-feira (17) será votado a candidatura das “Práticas e Saberes Tradicionais Tereré na cultura Pohã Ñana”. Bebida ancestral do Guarani e que também ganhou o Brasil pelas fronteiras com MS e SP, a proposta foi apresentada pelo para entrar na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial (PCI) da humanidade.

Se o pedido for aceito, este será o primeiro patrimônio imaterial que o Paraguai consegue incluir na mencionada lista. Por meio da Resolução nº 219/2019, a Secretaria Nacional da Cultura (SNC) do Paraguai, declarou o Patrimônio Cultural Imaterial Nacional dos Saberes e Práticas Tradicionais Tereré, na Cultura Pohã Ñana.

Em março de 2019, a Comissão de Salvaguarda do PCI, chefiada pelo SNC, reuniu-se sob a presidência do Ministro Rubén Capdevila e aprovou a promoção da candidatura perante a Unesco, dando início ao processo de imediato, com o apoio de todos os setores envolvidos.

Assim como no Brasil, no Paraguai, a prática de consumir tereré, que em circunstâncias normais se faz em grupos, representa um ato de confiança e promove a inclusão, a equidade social e a diversidade cultural, sem distinção de crenças religiosas, classes sociais, idade ou sexo.

A indicação inclui não só a cultura de consumo, mas também enfatiza as pessoas que estão envolvidas na produção, comercialização, consumo e transmissão dessa tradição, de geração em geração.

Mas por que o tereré?

A principal característica deste elemento é que reúne todo o tipo de pessoas para partilhar. Assim, inscrevê-lo na Lista Representativa destacaria os valores associados à , empatia e harmonia, praticando a prática, que está em constante inovação e, através do contato com outras culturas, vem ganhando corpo, motivando a criatividade humana e a diversidade cultural, em nível internacional.

O texto da candidatura indica também que o Estado paraguaio adotou uma abordagem participativa, com o objetivo de completar o processo de candidatura, realizando workshops e consultorias com diferentes setores, garantindo um processo inclusivo ao longo da preparação da candidatura e salvaguardando-a do elemento, incluindo a participação da comunidade no processo de candidatura em diversas formas, como entrevistas, que foram realizadas nos campos de trabalho, bem como uma investigação sobre o tereré, com foco em ser uma bebida tradicional no Paraguai.

O objetivo da Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade é reunir expressões que ilustram a diversidade do patrimônio imaterial e contribuem para uma maior consciência de sua importância, além de ser considerada equivalente à Lista do Patrimônio Mundial.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cantor católico do RJ faz show beneficente em Campo Grande

Bia Haddad vence confronto brasileiro nas oitavas do SP Open

STF determina perda do mandato de Alexandre Ramagem na Câmara

Polícia prende autor de estupros em Dourados

Notícias mais lidas agora

Alexandre de Moraes condena Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

salário

Eduardo Riedel antecipa para setembro primeira parcela do 13º aos servidores

Prefeito de Terenos comprou imóveis e empresas com dinheiro de propina, diz Gaeco

Cinebiografia de Madonna avança e Julia Garner segue como protagonista

Últimas Notícias

Polícia

Apontado por matar filho de policial tem cartaz divulgado

O autor fugiu após o crime

Brasil

Confira as penas de Bolsonaro e mais sete condenados pelo Supremo

A maioria dos réus foi condenada a mais de 20 anos de prisão em regime fechado

Polícia

Em cumprimento de mandado, suspeito de estuprar enteada é preso

O suspeito foi encaminhado à delegacia

Esportes

Nos pênaltis, Vasco elimina Botafogo no Nilton Santos e vai às semifinais da Copa do Brasil

Após empatarem na ida por 1 a 1