Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Retomada das aulas no país será tema de debate na Câmara Federal nesta terça-feira

Desde de março, as aulas em sala foram suspensas dando espaço ao ensino a distância como medida de proteção ao novo coronavírus.
Arquivo -

A comissão externa que acompanha as ações do governo de combate à realizará um debate virtual na Câmara Federal nesta terça-feira (7). O tema será a retomada das atividades escolares em todo Brasil. Desde de março, instituições de ensino de todo o país aderiram suspenderam as aulas em sala e aderiram ao ensino a distância como medida de proteção ao novo coronavírus.

Em alguns estados o retorno das aulas presenciais já está sendo programado para as próximas semanas. No Distrito Federal, por exemplo, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou a retomada das aulas nas escolas particulares para o dia 27 de julho. Já nas escolas públicas, a previsão é de que isso aconteça no dia 3 de agosto. A Sociedade de Pediatria do Distrito Federal, sindicato dos e a associação de pais e alunos do DF se manifestaram contra o retorno das aulas.

Também na Câmara, no entanto no Plenário, os deputados também devem concluir nesta terça a votação da que autoriza a suspenção da obrigatoriedade de escolas e instituições do ensino superior de cumprirem a quantidade mínima de dias letivos neste ano em razão da pandemia.

O texto-base da MP foi aprovado no último dia 30 e entre as propostas está a dispensa do cumprimento dos 200 dias do ano letivo, assim como a carga mínima de 800 horas, na educação infantil.

As escolas de ensino fundamental e médio deverão cumprir a carga horária mínima de 800 horas, mas não precisarão cumprir, necessariamente, os 200 dias letivos. No ensino superior, a MP propõe que não é preciso cumprir os 200 dias letivos, mas a carga horária prevista da grade curricular de cada curso deverá ser cumprida.

 

MEC lança protocolo de biossegurança

O Ministério da Educação lançou, na semana passada, um protocolo de biossegurança para o retorno das aulas nas universidades e institutos federais. O documento orienta, dentre outras ações, o escalonamento das equipes, o trabalho remoto para funcionários do grupo de risco, o respeito ao distanciamento mínimo de 1,5 metro entre uma pessoa e outra e a aferição de temperatura de todos que entrarem nos prédios e nas salas.

“O protocolo não é uma regra engessada, é uma diretriz para as instituições fazerem o retorno às aulas. Tem medidas protetivas individuais e coletivas, [para] salas de aula, laboratórios, transportes coletivos, atividades laborais, entre outros”, explicou o secretário de Ensino Superior do MEC, Wagner Vilas Boas, em entrevista coletiva realizada no dia 1º de julho.

Embora favorável ao retorno das aulas nas instituições de ensino superior, o ministério não definiu uma data para isso. De acordo com o órgão, a essa decisão será de estados e municípios, de acordo com a realidade epidemiológica de cada local.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

paranaíba

Processo seletivo de Paranaíba está com vagas abertas até dia 22

pix

Grupo que driblou bilhões em PIX é preso pela PF

Homem que estava desaparecido desde agosto é encontrado morto em Três Lagoas

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

bolsonaro

Bolsonaro retorna para prisão domiciliar após deixar hospital e médico atesta anemia: ‘fragilizado’

Após ‘cair’ em blitz com moto de idoso, jovem é encontrada morta em Bela Vista

Últimas Notícias

Política

Deputado Antonio Vaz sofre infarto em SP e passa por cirurgia de urgência

Antônio Vaz permanece internado em recuperação na UTI

Mundo

Suspeito de matar Charlie Kirk publico foto em rede social e ‘brincou’ sobre assassinado

Em publicação, Tyler Robinson teria dito que 'sósia estava tentando lhe causar problemas'

MidiaMAIS

VÍDEO: Maior mamífero da América Latina, anta é flagrada ‘desfilando’ em rodovia de MS

Pôr do sol formou cenário para caminhada do animal que está em risco de extinção

Mundo

Ucrânia ataca refinaria de Kirishi, uma das maiores da Rússia, e provoca incêndio

Moscou diz ter abatido 361 drones na maior ofensiva aérea ucraniana recente; Zelensky comemora restrição à indústria petrolífera russa