Se você perdeu o “anel de fogo” no último domingo (21), não se preocupe: estão previstos ainda para este ano três eclipses: dois lunares e um solar. De acordo com dados divulgados pela NASA, os próximos fenômenos acontecerão agora em julho, novembro e dezembro.

Entre os dias 4 e 5 de junho, um eclipse lunar penumbral acontecerá às 01h30, horário de Brasília, e será visto da América do Norte, Pacífico, boa parte da África e também na América do Sul.

Desta vez, a Terra receberá um pouco da luz do Sol, que deveria ser direcionada para a Lua. A outra parte, uma sombra chamada de ‘penumbra‘ pelos especialistas, irá cobrir toda a Lua.

Perdeu o 'anel de fogo'? Em julho, terá mais um fenômeno no céu
O “anel de fogo” foi destaque no último domingo (21) – Foto: Divulgação

O “anel de fogo” visto no domingo passado foi o eclipse solar composta pela posição da Lua sobre o Sol. O fenômeno foi exibido online por diversos canais de .

Mais fenômenos 

Em novembro, nos dias 29 e 30, outro eclipse lunar penumbral acontecerá e também será visível por aqui, além da , América do Norte, parte da Ásia e Austrália. No Brasil, o fenômeno terá início às 5h32, horário de Brasília.

E em dezembro, no dia 14, um eclipse solar total é esperado em função do movimento da Lua entre a Terra e o Sol, jogando uma sombra escura sobre o planeta. O fenômeno será visível do Chile, partes da Argentina e das seguintes regiões do Brasil: Brasília, Rio Branco, Maceió, Salvador, Vitória, Goiânia, Cuiabá, , , , Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Porto Velho, Florianópolis, São Paulo e Aracaju, com início às 14h05, horário de Brasília.