O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano foi reconhecido pelo Instituto Doar com o Selo A, sendo alcançado 47 pontos dos 52 possíveis, sendo qualificado como organização certificada. Este reconhecimento legitima e destaca o profissionalismo e transparência da ONG, tendo como objetivo incentivar ainda mais a cultura de doação. A premiação fica ainda mais especial por ter sido realizada no mês em que se celebra o “Dia do Doar”, movimento anual feito no dia 1 de dezembro.

Além disso, o Moinho Cultural também recebeu 10 pontos na avaliação do Programa de Aceleração para ONGs, o Voa, da AMBEV – com o selo Gestão e Confiança, o que significa que o instituto faz parte agora de um seleto grupo de instituições brasileiras certificadas de forma independente, que alcançaram o padrão mínimo de qualidade e baseados nos principais modelos de certificação internacional para organizações da sociedade civil.

“Tudo isso só foi possível com o processo que passamos junto com o Programa de Excelência VOA da Ambev, que iniciamos em 2019. Já somos reconhecidos e amparados por algumas empresas patrocinadoras e apoiadoras e acreditamos que, agora com os selos, isso gere maior confiança tanto em pessoas físicas e empresas menores, para somar em nossa causa. Seja em formato de doação direta, renúncia fiscal ou outras formas de apoio, todos que quiserem, podem contribuir na transformação da vida de crianças e adolescentes que estejam em situação de vulnerabilidade social na Brasil/Bolívia”, afirma a diretora do Moinho Cultural, Márcia Rolon.

O PGT ou Selo Doar, foi elaborado a partir de uma pesquisa dos conceitos e critérios adotados por organismos nacionais e internacionais, da literatura especializada em avaliação de organizações sem fins lucrativos. O Selo está organizado em oito campos, sendo eles: causa e estratégia, governança, contabilidade e finanças, gestão, recursos humanos, estratégia de financiamento, comunicação e prestação de contas e transparência.

Para mais informações sobre a ONG e detalhes de como apoiar, entre em contato pelo telefone (67) 3231-8436.

 

Sobre o Instituto

Localizado em Corumbá-MS, há 16 anos o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano transforma vidas. São ofertadas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, aulas de ballet e música clássica, contemporânea, tecnologia e informática, apoio escolar e grupo de convivência e fortalecimento de vínculos.

O Moinho também beneficia crianças e jovens do município de e das cidades bolivianas Puerto Suarez e Puerto Quijarro, o que possibilita um importante intercâmbio cultural.

Nos anos de atuação já se somou mais de 23 mil beneficiários diretos com as ações do moinho e 60 mil indiretos. Atualmente, mesmo em período de distanciamento social, o instituto atende cerca de 400 crianças e adolescentes. Quem não tinha acesso à e celular, recebeu um.