O muralista brasileiro Eduardo Kobra iniciou, nesta terça-feira (8), um novo projeto, ainda sem nome definido, de resgate, manutenção e valorização das culturas regionais. Ele faz o mural do compositor Zacarias Mourão, de 6 metros por 19.60 metros, na praça “Zacarias Mourão” (rua Herculano Pena com a João Pessoa), em Coxim, na região norte de Mato Grosso do Sul. A obra deve estar concluída até a próxima sexta-feira, 11 de dezembro.

De acordo com o artista, que fez murais em cerca de 35 países, o mural sobre Zacarias Mourão dá início a um antigo sonho de realizar um projeto de valorização das culturas regionais. “Dizia o russo Leon Tolstói (Lev Tolstoi) que ‘universal é o homem que escreve sobre a própria aldeia'”. Por isso, ao mesmo tempo em que faço murais para destacar grandes nomes que contribuíram para a história do País, como o arquiteto Oscar Niemeyer e os compositores Chico Buarque e Adoniran Barbosa; e nomes que contribuíram para a paz, liberdade, arte e humanismo no mundo, como Nelson Mandela, Martin Luther King Malala Yousafzai, Dalai Lama, Mahatma Gandhi, Madre Teresa de Calcutá e John Lennon, sempre quis criar um projeto que falasse sobre nomes que contribuíram para a cultura das próprias regiões”, conta o artista urbano, que complementa: “além disso, já pintei em cinco continentes mas não conheço a maioria dos estados do meu próprio país. Será uma grande realização conseguir pintar em cada estado do Brasil”, diz Kobra, que já fez obras em , , Rio Grande do Sul, Pará, Bahia, Brasília, Maranhão e Pernambuco.

No mural, Kobra destaca Zacarias Mourão (Coxim, 1928 – , 23 de maio de 1989), que colocou, principalmente com a canção “Pé de Cedro”, a cidade no cenário da música regional e nacional. “É uma canção . Dias atrás, tive a alegria de assistir Luan Santana também destacar ‘Pé de Cedro' em sua magnifica live ‘O Chama Luan'”, diz Kobra, que acrescenta. “Também faremos, com o apoio da cidade, uma intervenção artística em alguma região devastada pelas queimadas, destacando a importância da preservação da natureza. O próprio Luan Santana soube e já entrou em contato comigo para informar que compartilhará as nossas ações, já que é apaixonado pelo estado em que nasceu e, também, cada vez mais engajado nas questões que se referem ao meio ambiente”.

De acordo com Fabio Pellegrini, assessor de Comunicação de Coxim, o mural de Eduardo Kobra terá grande impacto na cidade e região, como parte de um projeto de retomada do turismo como instrumento de desenvolvimento sustentável, além da própria valorização do espaço e da difusão da obra do conhecido artista no roteiro turístico da região. “A ideia é que a Praça, conhecida pelo famoso Pé de Cedro cantado e de fato plantado por Zacarias Mourão, torne-se local de celebração entre turistas, moradores e artistas locais e visitantes, reverenciando Zacarias Mourão, um dos pioneiros da música e da identidade cultural de Mato Grosso do Sul. Além disso, quando as aulas recomeçarem, os alunos da cidade replicarão a intervenção de Kobra em defesa da cultura local, em  nossas escolas, com benefícios que abrangem as áreas multidisciplinares da educação, arte e ecologia”, afirma Pellegrini.