Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Lançado no Autocine: Livro traz contos inéditos de Glorinha Sá Rosa, ícone da literatura em MS

Na próxima semana, o Autocine da UFMS recebe o primeiro evento literário no modelo drive-in. Na terça-feira (25), a partir das 19h, será lançado o livro “A glória desta morena” que conta com cinco texto inéditos de Maria da Glória Sá Rosa e mais publicações de 29 autores convidados. O evento inédito homenageia a professora […]
Arquivo -

Na próxima semana, o Autocine da UFMS recebe o primeiro evento literário no modelo drive-in. Na terça-feira (25), a partir das 19h, será lançado o livro “A glória desta morena” que conta com cinco texto inéditos de Maria da Glória Sá Rosa e mais publicações de 29 autores convidados.

O evento inédito homenageia a professora Glorinha de Sá Rosa uma das intelectuais que muito contribuiu para a educação e cultura do Estado e é promovida pela Prefeitura Municipal de por meio de sua Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com o Governo do Estado através da Fundação de Cultura e com a Life Editora.

A ação foi pensada para, mesmo em tempos de , valorizar a literatura local e homenagear Glorinha, que teve uma vida em prol da valorização da cultura sul-mato-grossense. Devido à sua relevância, Glorinha já foi homenageada na Feira Literária de (Flibonito) e virou até mesmo tema do samba-enredo da Escola de Samba Deixa Falar em 2019. Antes do lançamento.

Sylvia Cesco que organizou o livro a pedido da editora Life e foi amiga de Glorinha, diz estar com a sensação do dever cumprido, “um trabalho que levou mais de dois anos e que fiz com muito cainho, amor. Glorinha foi minha mãe literária e que sempre quis dar voz a outros escritores desconhecidos, e essa obra realiza o desejo dela”, reflete Cesco.

Maria da Glória Sá Rosa nasceu em Mombaça (CE), no dia 4 de novembro de 1927. Era formada em Línguas Neolatinas na PUC/RJ, diplomada em francês, fundou e dirigiu a Aliança Francesa em Campo Grande, além de fundar a Revista Estudos Universitários/FUCMAT; o Teatro Universitário Campo-grandense (TUC) e o Cine Clube de Campo Grande. Também dirigiu o projeto Prata da Casa, responsável por espetáculos de música ao vivo e pela edição de disco de músicas da região. Trabalhou por cerca de 26 anos na Universidade Federal de (UFMS), fez parte da sul-mato-grossense de letras onde ocupava a cadeira de número 19.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem morre ao cair de carro em movimento em estrada vicinal

Homem é preso por esfaquear e agredir companheira

Terremoto atinge a Rússia e dispara alerta breve de tsunami

Mulher morre no hospital um mês após acidente causado por motorista bêbado

Notícias mais lidas agora

claudinho

STJ manda soltar Claudinho Serra após 105 dias preso por chefiar corrupção em Sidrolândia

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

Flamengo sofre gol no fim e deixa escapar boa vantagem diante do Estudiantes na Libertadores

Últimas Notícias

Sérgio Cruz - O dia na história

1857 – Frei Mariano nomeado vigário forâneo do Baixo Paraguai, com sede em Corumbá

Frei Mariano passou a fazer parte da Vara da Comarca Eclesiástica do Baixo-Paraguai

Bastidores

[ BASTIDORES ] Novo nome comandará a pasta?

Deputados pularam e até choraram com aprovação de requerimento

Polícia

Discussão acaba com homem esfaqueado várias vezes no tórax por esposa em Naviraí

Mulher fugiu e não foi encontrada

Polícia

Durante atendimento em Creas, funcionários descobrem menino de 11 anos espancado a pauladas pela mãe 

Mãe disse que estava ‘corrigindo’ o filho