Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Lançado no Autocine: Livro traz contos inéditos de Glorinha Sá Rosa, ícone da literatura em MS

Na próxima semana, o Autocine da UFMS recebe o primeiro evento literário no modelo drive-in. Na terça-feira (25), a partir das 19h, será lançado o livro “A glória desta morena” que conta com cinco texto inéditos de Maria da Glória Sá Rosa e mais publicações de 29 autores convidados. O evento inédito homenageia a professora […]
Arquivo -

Na próxima semana, o Autocine da UFMS recebe o primeiro evento literário no modelo drive-in. Na terça-feira (25), a partir das 19h, será lançado o livro “A glória desta morena” que conta com cinco texto inéditos de Maria da Glória Sá Rosa e mais publicações de 29 autores convidados.

O evento inédito homenageia a professora Glorinha de Sá Rosa uma das intelectuais que muito contribuiu para a educação e cultura do Estado e é promovida pela Prefeitura Municipal de por meio de sua Secretaria Municipal de Cultura e Turismo () em parceria com o Governo do Estado através da Fundação de Cultura e com a Life Editora.

A ação foi pensada para, mesmo em tempos de , valorizar a literatura local e homenagear Glorinha, que teve uma vida em prol da valorização da cultura sul-mato-grossense. Devido à sua relevância, Glorinha já foi homenageada na Feira Literária de (Flibonito) e virou até mesmo tema do samba-enredo da Escola de Samba Deixa Falar em 2019. Antes do lançamento.

Sylvia Cesco que organizou o livro a pedido da editora Life e foi amiga de Glorinha, diz estar com a sensação do dever cumprido, “um trabalho que levou mais de dois anos e que fiz com muito cainho, amor. Glorinha foi minha mãe literária e que sempre quis dar voz a outros escritores desconhecidos, e essa obra realiza o desejo dela”, reflete Cesco.

Maria da Glória Sá Rosa nasceu em Mombaça (CE), no dia 4 de novembro de 1927. Era formada em Línguas Neolatinas na PUC/RJ, diplomada em francês, fundou e dirigiu a Aliança Francesa em Campo Grande, além de fundar a Revista Estudos Universitários/FUCMAT; o Teatro Universitário Campo-grandense (TUC) e o Cine Clube de Campo Grande. Também dirigiu o projeto Prata da Casa, responsável por espetáculos de música ao vivo e pela edição de disco de músicas da região. Trabalhou por cerca de 26 anos na Universidade Federal de (UFMS), fez parte da academia sul-mato-grossense de letras onde ocupava a cadeira de número 19.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
IMPCG

IMPCG divulga nova lista de recadastramento para aposentados e pensionistas; confira

Que situação! Luciano Huck comete gafe ‘imperdoável’ sobre Vale Tudo e web detona: ‘Puxa saco’

Líderes do Brics conversam sobre tarifaço e guerras em reunião virtual

‘Passei mal’, diz avó ao descobrir que criança foi trancada por babá para ser estuprada em barraco

Notícias mais lidas agora

Moradores acusam MPMS por acordo que ‘alivia’ obrigações a condomínio por dano ambiental

Rapaz morto na 14 de Julho foi atingido por 13 golpes de faca

‘Santo da geração millennial’: Canonização de Carlo Acutis em Campo Grande é marcada por fé

Evento político de lideranças cristãs terá presença da ex-ministra Damares Alves

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Parada LGBT de Campo Grande terá Wanessa Camargo esta semana

Wanessa Camargo virá a Campo Grande (MS) no mês de setembro para a Parada LGBTQIAP+ da Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul. A confirmação da presença da cantora foi confirmada em publicação do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (8). A apresentação está marcada para o próximo sábado, dia 13 de … Continued

Trânsito

Menina de 4 anos morre em acidente com carro e motocicleta na fronteira com MS

Menina estava na garupa de uma motocicleta que era pilotada por seu pai

Cotidiano

Agehab abre edital para construção de casas do Minha Casa Minha Vida

Obra será executada em terreno da Agehab localizado no bairro Rancho Alegre

Brasil

Tarcísio tem 38% e Lula 34% em cenário de eleição presidencial em SP, diz pesquisa AtlasIntel

Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro, com 9%