Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Henrique de Medeiros é reeleito presidente da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras

Em eleição marcada por um misto presencial e virtual, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras elegeu nova diretoria para o triênio 2020-2023
Arquivo -

Em eleição marcada por um misto presencial e virtual, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras elegeu nova diretoria para o triênio 2020-2023. O escritor, publicitário e jornalista Henrique Alberto de Medeiros Filho foi reeleito para a presidência, tendo a escritora e ex-senadora Marisa Serrano como vice. A Academia de Letras é uma das mais importantes e influentes casas culturais do Estado de ; foi criada em 1971 e possui 40 Cadeiras, aos moldes da ABL – Academia Brasileira de Letras -.

A posse está marcada para o próximo dia 30 de outubro, quando também serão divulgadas as diversas novas Comissões da ASL, que – conjuntamente com a Diretoria – atuarão nas atividades da Casa e participarão dos eventos/projetos acadêmicos que serão desenvolvidos na próxima gestão.

A nova diretoria, além do seu presidente Henrique de Medeiros e vice Marisa Serrano, tem o historiador Valmir Batista Corrêa – também atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul – como secretário-geral; o escritor Samuel Xavier Medeiros como secretário; o poeta Guimarães Rocha como 1º Tesoureiro; e o professor e escritor Américo Calheiros como 2º Tesoureiro.

Referência cultural de Mato Grosso do Sul, a ASL foi fundada como Academia de Letras e História de , cuja denominação predominou até dezembro de 1978, quando em assembleia geral às vésperas da instalação da nova unidade da Federação (MS) – em 1979 -, a instituição foi transformada em Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

O processo eleitoral foi conduzido pelo atual Secretário-Geral da ASL, poeta Rubenio Marcelo, que se deparou com um momento delicado para a realização das eleições, em meio à pandemia do e todas as consequências atuais, mas coordenou com competência e tranquilidade. Os protocolos de segurança que vêm sendo seguidos pela população foram implementados, e a Academia manteve data com votação presencial com toda biossegurança, mas também abriu espaço para as manifestações virtuais de voto através de e-mail. A votação foi por aclamação, em função da chapa única registrada.

A ASL tem programas literoculturais importantes, como o “Concurso de Contos Ulisses Serra” e o “Concurso de Poesias Oliva Enciso”. Mantém ainda o “Chá Acadêmico”, a “Roda Acadêmica” – ambas apresentando palestras de interesse da sociedade -, o “Suplemento Cultural” – caderno literário mais antigo de forma ininterrupta no país – e a “Revista da ASL”, dentre outros. A defesa da língua portuguesa e o cultivo da arte literária, zelando e incentivando todas as derivações da cultura nacional e estadual, são dedicações constantes da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras.

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras tem entre seus acadêmicos, além dos citados na diretoria: Abrão Razuk; Altevir Soares Alencar; Antonio João Hugo Rodrigues; Augusto César Proença; Elizabeth Fonseca; Emmanuel Marinho; Enilda Mougenot Pires; Francisco Albuquerque Palhano; Francisco Leal de Queiroz; Geraldo Ramon Pereira; Hermano de Melo; Ileides Muller; José Couto Vieira Pontes; José Pedro Frazão; Lenilde Ramos; Lucilene Machado Garcia Arf; Maria Adélia Menegazzo; Orlando Antunes Batista; Oswaldo Barbosa Almeida; de Oliveira; Paulo Sérgio Nolasco dos Santos; Paulo Tadeu Haendchen; Pe. Afonso de Castro; Pedro Chaves dos Santos; Raquel Naveira; Reginaldo Alves de Araújo; Rêmolo Letteriello; Renato Toniasso; Rubenio Marcelo e Theresa Hilcar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tá rolando? Após negar affair, Wanessa surge agarradinha com Allan Souza Lima no RJ

Acusado de matar colega na Avenida dos Cafezais fica em silêncio em julgamento

Briga em fazenda termina com um morto e outro ferido a facadas em Paraíso das Águas 

Projeto de Pollon quer sustar decreto de Lula que privatiza hidrovias por irregularidades

Notícias mais lidas agora

MPMS vai a julgamento no ‘Conselhão’ por acumular 6 mil processos de violência doméstica

Menina de 10 anos sofre queimaduras com chapão no rosto e tórax e está em coma na Santa Casa

Sada Cruzeiro, que disputará Supercopa em Campo Grande, é derrotado no Mineiro

Foto: Ilustrativa

Vítima de abusos do padrasto escapa após mais de 20 anos em cárcere privado

Últimas Notícias

Cotidiano

Bioparque convoca sereia e trupe de teatro para conscientizar sobre Dia da Limpeza

A ação inclui apresentação da sereia, peça de teatro "Cidade Invertida" e oficina de origami com papeis reutilizados

Brasil

Membros das Forças Armadas receberão aumento a partir de janeiro; veja valores

Salários chegam a R$ 14.711 com reajuste de 4,5%

Polícia

‘Grande amigo’: morte de idoso em córrego abala moradores de Rio Verde de Mato Grosso

Idoso é sepultado na manhã desta sexta-feira (19) no Cemitério Municipal

Cotidiano

Campo Grande cria programa para formar embaixadores da sustentabilidade

Programa oferece cursos, oficinas e visitas técnicas para estimular práticas ambientais e empreendedorismo verde