Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Gosta de desenhar? Confira profissões que têm o desenho como base

A criatividade parece não ter limite e os pequenos fazem verdadeiras obras de arte, pelo menos aos olhos dos pais.
Arquivo -

Para alguns, o desenho é apenas distração ou terapia, para outros, é uma habilidade que pode virar profissão. Desenhar não é só coisa de criança, algumas carreiras têm o desenho como base. Arquitetos, paisagistas, cartunistas e figurinistas, por exemplo, têm o desenho como instrumento de trabalho.

O aprimoramento do desenho pode surgir com cursos ou na ação autodidata, como é o caso da estudante baiana Gessica Lima, de 17 anos. “Eu sempre amei desenhar. Quando era pequena, assistia muitos filmes da Barbie e tentava desenhar as roupas. Fui passando para os personagens, depois comecei a tentar fazer os rostos mais detalhados e, quanto mais eu tentava coisas novas, melhor eu desenhava”, relata Géssica, que expõe seus desenhos no Instagram @gg_meus_desenhos.

Géssica dedica cinco horas por dia aos seus desenhos e o resultado de tanta dedicação foi a conquista de prêmios. “Já venci duas vezes um projeto estudantil de artes visuais na minha escola. Meu maior sonho é poder dar uma vida tranquila e financeiramente estável para minha família e, consequentemente, para mim também. Se for através do desenho, ótimo”, conclui a estudante.

A desenhista autodidata ainda não escolheu qual irá cursar, mas quer se formar em um curso que possibilite continuar desenhando. Se assim como a Gessica você pensa em fazer uma faculdade que tenha o desenho como base, confira algumas opções:

 

Arquitetura e Urbanismo

A graduação em Arquitetura e Urbanismo dura, em média, cinco anos e o estudante aprende a fazer planta das construções e a desenhar o interior delas. Aprende a criar objetos e logotipos. A formação possui diversas disciplinas ligadas ao desenho, como Urbanismo, Desenho Arquitetônico e Geometria Gráfica. É uma graduação voltada para quem tem criatividade e interesse em desenvolvimento urbano.

 

Desenhista Industrial

Além de criar a estética visual do produto, o desenhista industrial precisa de criatividade para inventar peças que atendam à funcionalidade, ao custo e que sejam de fácil manuseio. O estudante dessa área aprende a fazer produtos desde o esboço até protótipos físicos. A graduação na área pode ser feita de forma presencial ou a distância e tem duração média de quatro anos.

 

Designer de Interiores

A graduação em de Interiores pode ser encontrada em duas modalidades de , tecnólogo ou bacharelado. O estudante dessa área aprende a planejar como ficará o interior de um ambiente com objetos, iluminação e acabamento. O curso possui grande parte da sua carga horária destinada a matérias práticas ligadas ao desenho, como perspectiva prática e desenho arquitetônico.

 

Designer Gráfico

O estudante que optar pela graduação em Design Gráfico precisará de talento para desenhar, criatividade, conhecimento em software de desenho e edição e paixão pela profissão. A graduação pode ser encontrada em duas modalidades de ensino superior, tecnólogo ou bacharelado. O estudante aprende a usar suas habilidades artísticas para criar elementos visuais usados em logotipos, anúncios, layouts de revistas, sites, folhetos e outros materiais gráficos. Através de softwares de desenho, começa a desenvolver imagens desde os primeiros conceitos até a versão final usada nas publicações.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
semed

Semed convoca novos assistentes de educação infantil de Campo Grande

Prefeito de Belo Horizonte embarca rumo ao Brasil após deixar Israel

Polícia investiga furto de telhas de R$ 45 mil em Naviraí

Droga avaliada em mais de meio milhão é encontrada em encomendas nos Correios em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Entenda: delação que derrubou esquema de corrupção em Sidrolândia está ‘congelada’

cpi joão resende frota velha

João Resende segue na diretoria e confirma: frota velha do Consórcio não será trocada

Menina de 6 anos ferida em acidente na BR-262 teve perna amputada: ‘lutando pela vida’

Dupla que marcava encontros sexuais com adolescentes em Dourados é presa

Últimas Notícias

Cotidiano

Em MS, 29% dos atos cartoriais são feitos on-line

O estado totaliza 64.567 atos eletrônicos desde maio de 2020, quando o Brasil instalou este serviço

Brasil

PF indicia Bolsonaro, Carlos e Ramagem no inquérito da ‘Abin paralela’

Ao todo, mais de 30 pessoas foram indiciadas

Famosos

O motivo do nome estranho que Rafa Kalimann escolheu para a filha

Antes mesmo de revelar que estava grávida, a atriz já tinha decidido o nome da filha

Política

Deputados de MS votam projeto para reduzir valor de multa punitiva do ICMS

Projeto é do Poder Executivo e altera redação de lei de 1997