A formalização de contratos do Fundo de Estudantil (Fies) do 1º semestre de 2020 foi prorrogada pelo Ministério da Educação () em portaria publicada ontem, 29, no . Com a prorrogação do prazo, os estudantes beneficiados podem procurar os agentes financeiros para acertar os detalhes do financiamento até o dia 31 de julho.

A decisão, de acordo com a portaria, autoriza os bancos a receberem os Documentos de Regularidade de Inscrição (DRI) que estavam com prazos vencidos até ontem, dia 29. O pagamento do DRI é fundamental para contratação do Fies. Segundo o MEC, a alteração do prazo se deu em razão das medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19.

Também em outra portaria publicada ontem, o prazo para a realização dos aditamentos de renovação semestral dos contratos do Fies, simplificados e não simplificados, do primeiro semestre de 2020 foi modificado. Os beneficiados têm agora até o dia 30 de setembro de 2020 para realizar o procedimento por meio do SisFies.

A mudança também se aplica para a realização de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e de solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento. Também neste caso, os bancos deverão acatar os Documentos de Regularidade de Matrícula já expirados.

O que é o Fies?

Fies é o financiamento do ensino superior em instituições privadas, criado pelo . Ele oferece juros menores para o custeio das de estudantes ao longo do curso e o pagamento desse auxílio é feito apenas ao final da graduação. O Fies é oferecido por meio de duas categorias, sendo a primeira oferecida com juros zero destinado para estudantes que possuem renda familiar mensal de até três salários mínimos. A segunda opção, chamada de P-fies, é destinada a estudantes com renda familiar mensal de até cinco salários mínimos.

 

*Com informações da Agência Brasil

Fonte: Agência Educa Mais Brasil