Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Ex-alunos dedicam vitória em Torneio Estadual de Xadrez a professor assassinado

A equipe professor Paulo Setterval, formada por três ex-alunos do Colégio Militar de Campo Grande, venceu todos os confrontos da disputa
Arquivo -

A equipe Paulo Setterval, formada por três ex-alunos do Colégio Militar de , venceu todos os confrontos realizados, e sagrou-se campeã do torneio estadual entre equipes “MS TEAMS 2020” de 29 de junho a 9 de julho. Os ex-alunos Nivaldo Arruda, Marcelo Lopes e Jairo Almeida homenagearam o major e professor de Paulo Setterval, morto em 2019 após um assalto em , no interior de MS.

O professor foi o idealizador do Xadrez no Colégio Militar de Campo Grande no fim dos anos 90 e início dos anos 2000, e acompanhou os alunos em diversos torneios nacionais e internacionais. À época, conquistaram expressivos resultados por equipes (Brasileiro Escolar, Jogos Abertos de Campo Grande), e individuais (Campeonato Estadual Absoluto e por Categorias, Campeonato Brasileiro e ), e ainda representaram o país em torneios pan-americanos e em mundial na Espanha.

Torneio à distância

O evento, realizado pela FESMAX (Federação Sul-Mato-Grossense de Xadrez) e arbitrado por Danny Davalos, foi disputado por meio de plataforma de Xadrez digital, por conta da do COVID-19, em evento que reuniu mais de 50 enxadristas, divididos em equipes.

Cada equipe era formada por três jogadores, e ao se enfrentarem em um match, saía vencedora a equipe que conquistasse 02 pontos ou mais, sendo que no Xadrez a vitória vale 01 ponto, empate 0,5, e a derrota não conta.

A equipe campeã foi formada por Nivaldo Arruda, Marcelo Lopes e Jairo Almeida, destaques das equipes escolares do Colégio Militar de Campo Grande:

Ex-alunos vencem Torneio Estadual de Xadrez em homenagem a professor morto em 2019
Marcelo Lopes, Nivaldo Arruda e Jairo Almeida, respectivamente (Reprodução, Arquivo Pessoal)

Nivaldo Arruda, servidor público federal e Prof. de Xadrez, campeão estadual nas categorias 12 e 14 anos, e atualmente Mestre Nacional de Xadrez, jogou no tabuleiro nº 01, e saiu invicto do certame com 03 vitórias e 02 empates.

Marcelo Lopes, advogado, bicampeão estadual absoluto e campeão brasileiro escolar, jogou no tabuleiro nº. 02, e terminou a disputa com 03 vitórias, 01 empate e 01 derrota.

Jairo Almeida, servidor público estadual, campeão brasileiro escolar e campeão Mercosul na categoria 18 anos, jogou no tabuleiro nº. 03, saindo invicto, com 04 vitórias e apenas 01 empate.

“O título da equipe foi uma singela homenagem póstuma ao Prof. Paulo Setterval, uma forma de agradecimento a todos os momentos de alegria e os ensinamentos para a vida, muito além dos tabuleiros de Xadrez”, explicam.

Morte trágica

O professor de Matemática e major aposentado Paulo Settervall, de 57 anos, foi assassinado a facadas em frente a um hotel em Bonito, distante 287 quilômetros de Campo Grande em abril de 2019. Segundo informações policiais, testemunhas disseram que ele teria reagido a um assalto em frente ao hotel, quando foi esfaqueado.

Settervall foi professor do Colégio Militar de Campo Grande e homenageado em 2019 pela Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) por ter sido premiado em cinco edições das Olimpíadas. Settervall lecionava em uma escola particular da Capital após ter deixado o Exército.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após escapar de denúncia e com dois votos contrários no Senado, Magno é nomeado no CNMP

Corpo de adolescente indígena em decomposição é encontrado em Dourados

contas

Mais de 100 mil empresas de Mato Grosso do Sul registraram inadimplência no mês de junho

Anvisa proíbe mais de 30 suplementos por ‘condições insalubres’ de produção; confira a lista

Notícias mais lidas agora

Em reunião fechada, presidência do PSD em MS decide apoio a Riedel nas eleições de 2026

Campo Grande vai recorrer de decisão que suspendeu aplicação de multas de trânsito

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

Rei da Pornochanchada tranquiliza fãs e se prepara para nova agenda de shows

Últimas Notícias

Cotidiano

Água Clara registra 40ºC e cidade é a segunda mais quente do País nesta segunda-feira

Além da alta temperatura, umidade do ar ficou em 11%, o que também colocou-a como segundo no ranking nacional

Política

Prefeitura e Fecomércio assinam termo para recuperação do Horto Florestal

Prefeita Adriane Lopes (PP) prometeu devolver o Horto Florestal em "termo recorde" para a população

Trânsito

Engavetamento com Porsche e jet-ski é registrado na Avenida Ministro João Arinos

A colisão resultou somente em danos materiais

MidiaMAIS

Repórter casada nega relação com diretor do SBT preso após sair de motel

Jornalista afirmou que tomou medidas judiciais