Neste dia 31 de julho é celebrado os 40 anos do bruxo mais querido do mundo. A data também é aniversário de 55 anos da criadora da saga, J.K. Rowling. A história de Harry Potter conquistou milhões de fãs e rendeu um verdadeiro império à autora.

Para matar a saudade do personagem “quarentão”, o portal Uol reuniu lugares mágicos da saga, como vários pontos do , que serviram de cenário para os filmes, além de parques de diversão que permitem voar como o bruxo e até fazer magias criadas por Rowling.

Escócia

Especial 40 anos: Veja lugares históricos e divertidos do Harry Potter

Potter entrou para a história da literatura por persistência da escritora, na Escócia, na década de 90. Ela se mudou ao país sem um dinheiro, sem emprego nem casa, com seu bebê no colo e humilhada pelo ex-marido de quem apanhava. A rotina diária da autora em Edimburgo, como o café onde escrevia (o Elephant House), a rua Victoria que inspirou o beco diagonal e até o cemitério de onde caçou nomes de personagens.

Especial 40 anos: Veja lugares históricos e divertidos do Harry Potter

No norte da Inglaterra fica o Castelo medieval de Alnwick, base para cenas internas e externas de Hogwarts nos primeiros filmes. Ainsa segundo o Uol, visitantes podem fazer aulas de vassouras voadoras e também assistir ao quadribol, esporte fictício dos alunos da saga, criado por Rowling.

Especial 40 anos: Veja lugares históricos e divertidos do Harry Potter

Criaturas mágicas, como o alado hipogrifo e a aterrorizante aranha gigante Aragogue, também estão por lá. Quem é realmente fã deve ficar atento a eventos especiais, como o jantar no Great Hall, evento que simula o banquete frequentado pelos estudantes de Hogwarts.

Estados Unidos e Japão

Especial 40 anos: Veja lugares históricos e divertidos do Harry Potter

Do outro lado do mundo, há também uma atração da Warner muito semelhante à de , em Los Angeles, nos EUA. Porém, bem distante da terra do personagem há muito mais o que se explorar de seu universo. O noticiário ainda lembra que os parques da Universal em Orlando, na Califórnia e no Japão, por exemplo, recriaram experiências únicas para fãs de todas as idades. Os parques foram reabertos em junho, com medidas de segurança, como filas virtuais, redução de visitantes e uso de máscaras, entre outras.