Pular para o conteúdo
MidiaMAIS

Dia Nacional de Combate ao Fumo: Sérgio contava os dias sem cigarro em calendário

Parar de fumar não é uma tarefa fácil para quem é viciado em nicotina, mas a força de vontade e o apoio da família podem ser os combustíveis no árduo combate contra o cigarro. Esse foi o caso de Sérgio Luiz de Oliveira que fumou durante 15 anos e, neste sábado (29), tem motivos de […]
Arquivo -

Parar de fumar não é uma tarefa fácil para quem é viciado em nicotina, mas a força de vontade e o apoio da família podem ser os combustíveis no árduo combate contra o cigarro. Esse foi o caso de Sérgio Luiz de Oliveira que fumou durante 15 anos e, neste sábado (29), tem motivos de sobra para celebrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Há seis meses longe do cigarro, o colaborado da garante que a família foi o maior incentivo nos dias em que lutou contra a nicotina. Sérgio explica que a perda de um grande amigo foi outra situação que o motivou, e muito, a largar o tabaco. “Meu sogro fumou a vida toda, por conta disso teve problemas de saúde e faleceu. Perdi um grande amigo”.

Depois disso, os filhos de Sérgio, dois meninos de 9 e 5 anos, cobravam o pai para que parasse de fumar.

“O mais velho não perdoava, vinha e me dava àquela bronca, ele dizia: você tem que ter qualidade de vida. Já o pequeno me cobrava uma postura diferente. Minha esposa conversava comigo e pedia para que eu fosse ao médico. Eles ajudaram muito, antes e em todo processo”.

Largar a rotina do cigarro nem sempre é possível de uma hora para a outra. Neste período de , em que é preciso cuidar ainda mais da saúde, vale se esforçar para adotar hábitos de vida mais saudáveis. Especialistas afirmam que diminuir o número de fumadas por dia já é um bom começo. Para vencer esta batalha, o psicólogo da Unimed CG Thiago Ribeiro Rey Molina informa que é importante ter perseverança e hábitos saudáveis.

“Já ouvi relatos de pessoas que tentaram, e falharam algumas vezes, antes de conseguir parar de fumar. A perseverança delas foi um fator decisivo para o sucesso. Aderir a uma rotina saudável também é fundamental. Procurar o hobby, realizar atividades físicas e ter uma alimentação saudável são fundamentais para o sucesso”.

“Outro ponto importante é evitar os lugares onde você tem costume de fumar ou tem contato com outros fumantes. Esses lugares devem ser evitados, pois estimulam o indivíduo a fumar, levando a conflitos internos desnecessários. Lembre-se, caso ache necessário ajuda, procure um profissional”, informa o profissional.

Com Sérgio a mudança também foi gradativa, aos poucos. Ele conta que foi reduzindo a quantidade de cigarros por dia até chegar o momento de parar por completo. “Em 10 dias já tinha parado 100%, não foi de uma hora para outra, foi de pouco em pouco até parar tudo. Até marquei a data, foi no dia 08/02/2020, é um dia muito importante, marquei no calendário e fui circulando as datas seguintes para me lembrar que consegui (conforme mostra a foto)”.

E o momento de mudança de hábito merecia ser dividido com aqueles que sempre estiveram ao lado dele: a família. “Contei para meus filhos, eles ficaram muito felizes, diziam que eu ficaria melhor, teria mais tempo de vida”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
alems dnit

Uso do Pix diminui receita dos sistemas de pagamento dos EUA, avalia Paulo Duarte

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Embaixada dos EUA critica STF e chama Corte de ‘Supremo Tribunal de Moraes’

‘Trump quer uma guerra comercial’, diz Gleice Jane após frigoríficos suspenderem exportação de carne para EUA

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Com investimento de R$ 2 milhões, Três Lagoas iniciará construção de Caps infantojuvenil

Últimas Notícias

Polícia

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

Crianças foram encontradas sozinhas em casa suja e com comidas espalhadas pelo chão

Cotidiano

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

A paciente sofre de depressão, insônia crônica e doenças psicossomáticas

Política

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

A informação foi confirmada pelo senador Nelsinho Trad neste final de tarde de quarta-feira

Política

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

Pix aumentou a competitividade da economia nacional, avalia o parlamentar