Com um trabalho primoroso de conscientização ambiental e extremamente pertinente para os dias atuais, a Casa do Vidro é um projeto de reaproveitamento de garrafas, espelhos, vidros em geral que seriam descartados no , mas com arte e criatividade, essa matéria prima é reutilizada e transformada em arte. A fábrica funciona como um , onde os empresários dos ramos de passeios turísticos, restaurantes e bares da cidade, além da população bonitense, depositam seus resíduos, que somam de 20 a 30 toneladas de vidros descartados mensais.

Criação Sustentável: Casa do Vidro retira do meio ambiente até 30t de descartes mensais e abre loja no centro de Bonito
Casa do Vidro (foto: acervo pessoal)

“Fazemos parte de uma economia circular, as pessoas, os empresários deixam as garrafas aqui e voltam para os próprios empreendimentos em forma de copos, luminárias, itens de cozinha, todos personalizados. Por mês, a Casa do Vidro tira, em torno de 20 a 30 toneladas de vidro de e nós conseguimos reaproveitar de forma sustentável, em torno de 10 toneladas. Ainda não conseguimos 100% por falta de logística e investimento de equipamentos”, conta Gina Felix.

Trabalhando com a economia ambiental, de conscientização, o projeto ganha um reforço para aumentar a propagação das ideias empreendidas por lá. Uma nova loja, recém aberta, próxima à Praça da Liberdade, dispõe as peças mais incríveis produzidas a partir dos vidros descartados.

A fábrica, que tem uma loja anexa, continua a todo vapor na rua Afonso Pena, 504, e a nova loja, central, na rua XV de novembro, 876, agrega aos uma verdadeira aula de sustentabilidade, funcionando até mais tarde. “Os turistas poderão continuar visitando a fábrica, mas agora temos a loja que funciona até mais tarde, até as 21h30 estamos com a loja aberta”, enfatiza Gina.


Confira algumas fotos da nova loja
(fotos: Leandro Marques)

Vale ressaltar a alma feminina do projeto, pois são duas mulheres à frente dos negócios. Além de Gina Felix, a Casa do Vidro ainda conta com a criatividade e olhar refinado de Laura Scherer, sua sócia. “Foi um casamento muito legal, porque cada uma faz uma coisa. Eu cuido da parte empresarial, de projetos e ela é a mente fértil, da imaginação”, ressalta.


Cidade dos Vagalumes

Criação Sustentável: Casa do Vidro retira do meio ambiente até 30t de descartes mensais e abre loja no centro de Bonito
Gina Felix e Laura Scherer (foto: Acervo Pessoal)

As luminárias que enfeitam as árvores da praça, de muitos dos hotéis, bares e restaurantes da cidade são do projeto. O efeito que elas causam é mágico e conquistam pessoas de todas as idades, principalmente os pequenos. “Um dia escutei a filhinha de uma amiga dizer ‘nossa , a cidade é cheia de vagalumes’, fiquei super emocionada, porque a gente explicou sobre o projeto e ela comentou ‘nossa, são vagalumes mais lindos ainda’. Até me arrepia, porque é muito emocionante, um trabalho que a gente faz com todo carinho, muito trabalho e sufoco”, conta Gina.

Os efeitos mágicos das peças transformadas podem fazer parte da sua em forma de luminárias, canecas, copos, incensários e mais um monte de coisa. Se você for um empresário, imagine o efeito que elas podem causar em seu estabelecimento! Elas aceitam encomendas de todo país, basta entrar em contato pelas , como o Instagram (@casadovidrooficial) e Facebook (Casa do Vidro).

A fábrica da Casa do Vidro funciona das 8 às 11 e 13 às 18. Já a loja central, das 8 às 11h e 14 às 21h30, nos endereços já citados acima.